Peritos visitam cemitério para definir detalhes da exumação de Jango



A equipe de peritos que vai trabalhar na exumação do ex-presidente João Goulart esteve nesta terça-feira (12) no Cemitério Municipal Jardim da Paz, de São Borja (RS), onde o corpo está sepultado. Os técnicos fizeram medições, repassaram a lista dos equipamentos necessários e definiram as estratégias do procedimento, que será realizado quarta-feira (13).

O coordenador da equipe de Perícia, Amaury de Souza Júnior, do Departamento da Polícia Federal (DPF), reforçou que se trata de um trabalho de fôlego, que teve início há seis meses, com reuniões e visitas periódicas ao cemitério. “Esse é um trabalho que não se inicia hoje, e nem termina amanhã. Porque vamos trabalhar ainda em laboratório, e só depois chegar a um resultado”.

A exumação é um passo importante para recuperar a história do país. Ao resultado dos exames serão acrescidas provas documentais e testemunhais, que poderão comprovar que o presidente João Goulart não morreu de causas naturais.

O grupo reúne peritos da Argentina, Uruguai e Cuba, sendo coordenado pela Polícia Federal do Brasil. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também acompanha como observador internacional.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



12/11/2013 18:45


Artigos Relacionados


Exumação de Jango será feita pelos melhores peritos do País, diz ministra

Ministros esclarecem exumação de Jango para população de São Borja

Estudiosos veem na exumação de Jango a chance para esclarecer um episódio obscuro de nossa história

Ministra apresenta cronograma de exumação de Jango

Exumação do corpo de Jango pode desvendar mistério

Comitiva envolvida na exumação de Jango chega nesta segunda a São Borja