Ministra apresenta cronograma de exumação de Jango



A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), reuniu-se com lideranças políticas do Rio Grande do Sul com o objetivo de apresentar o andamento do processo para a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (25), em Porto Alegre (RS), também teve como objetivo mobilizar a comunidade política do Estado para contribuir com as homenagens a Jango, visto que ele está sepultado em São Borja (RS).

Com a presença de 13 siglas, Rosário pediu que os partidos apoiem junto às suas bases atos em homenagem a Jango durante o seu traslado em solo gaúcho. A exumação está programada para o dia 13 de novembro, sendo que os restos mortais devem se deslocar de São Borja para a base aérea de Santa Maria, de onde o corpo partirá para Brasília, no dia seguinte.

A ministra reafirmou que o ex-presidente receberá as honras dignas de um chefe de Estado.  "É um procedimento que envolve um ex-presidente do Brasil, que não recebeu as devidas honras quando de seu falecimento", destacou a ministra ao lembrar que causas como essa devem ser comuns a todos dentro do regime democrático que hoje vivemos.

A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) observou que o momento é propício para o "resgate das lutas democráticas do ex-presidente" e que o fato é emblemático para todo o país. O deputado estadual Cassiá Carpes (PTB) reforçou que essa é uma oportunidade para ensinar aos mais jovens sobre a trajetória de Jango.

Representando a família, Christopher Goulart, neto do ex-presidente, afirmou que seu avô foi deposto por desejar fazer as reformas que atacavam a "raiz dos problemas brasileiros". Segundo ele, com as Reformas de Base, Jango contrariou interesses que apoiaram o golpe. Participaram ainda do encontro representantes dos seguintes partidos: PDT, PCB, PCdoB, PMDB, PP, PPL, PT, PSB, PSC, PSDC, PSL e Solidariedade.

Próximas agendas

A ministra Maria do Rosário divulgou que haverá um encontro com movimentos sociais no dia 4 de novembro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e uma audiência pública em São Borja no dia 12. Rosário ainda voltou a frisar que a meta é devolver os restos mortais do ex-presidente à cidade gaúcha no dia 6 de dezembro, data da morte de Jango em 1976.

 

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos



28/10/2013 10:42


Artigos Relacionados


Exumação de Jango será feita pelos melhores peritos do País, diz ministra

Exumação do corpo de Jango pode desvendar mistério

Ministros esclarecem exumação de Jango para população de São Borja

Peritos visitam cemitério para definir detalhes da exumação de Jango

Comitiva envolvida na exumação de Jango chega nesta segunda a São Borja

Estudiosos veem na exumação de Jango a chance para esclarecer um episódio obscuro de nossa história