Compostos químicos encontrados na Caatinga contribuem para alimentação animal



Os taninos são compostos químicos conhecidos como polifenóis encontrado em plantas. Há muito tempo são apreciados por amantes de vinhos, mas agora suas propriedades nutricionais e terapêuticas ganham cada vez mais atenção de zootecnistas preocupados em melhorar a alimentação dos animais em regiões nas quais as plantas são ricas nestes compostos.

No programa Semiárido em Foco, desta sexta-feira (4), a pesquisadora Dulciene Karla de Andrade Silva discutirá sobre o tema “Nova abordagem sobre taninos em espécies forrageiras da Caatinga: análise e implicações na produção de pequenos ruminantes. Doutora em Zootecnia, a palestrante é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Os taninos quando encontrados em baixas concentrações na alimentação dada para os animais desencadeiam efeitos positivos por auxiliar na digestão, aumentar a capacidade nutricional da carne e do leite e agir como vermífugo natural. São compostos químicos presentes em muitas espécies nativas da Caatinga, por isso pesquisar sobre a melhor forma de usá-los na alimentação animal de pequenos ruminantes pode revolucionar o modo de produção e administração da forragem.

O Semiárido possui 90% do rebanho de caprinos do Brasil e estes animais são muito adaptados para o consumo de plantas com altos teores de taninos.  Conhecer como estes compostos podem ser utilizados para melhorar os índices produtivos e agregar valor aos produtos derivados de caprinos e ovinos desenvolverá a cadeia produtiva da caprinovinocultura na região.  

Semiárido em Foco

O programa Semiárido em Foco é apresentado todas às sextas-feiras, às 14 h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB) e é transmitido ao vivo pelo site do Insa.

Fonte:
Instituto Nacional do Semiárido



04/10/2013 11:57


Artigos Relacionados


Regiões afetadas pela seca recebem milho para alimentação animal

Ministério proíbe duas substâncias na alimentação animal para melhora de desempenho

Agricultura: Instituto de Zootecnia promove encontro para discutir a produção e alimentação animal

Restos mortais encontrados no Tocantins chegam a Brasília e seguem para exame no IML

Cientistas melhoram compostos de espécies vegetais ameaçadas

ÁLVARO DIAS CONDENA MP QUE PERMITE JUROS COMPOSTOS