Comunicações oferecerão softwares para facilitar acesso de deficientes à rede



A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) firma nesta quarta-feira (10) um protocolo de intenções para cooperação com uma empresa espanhola de tecnologia da informação com larga experiência na Europa e América Latina. A iniciativa vai permitir a portadores de deficiência física acesso facilitado à internet e uso de computadores pessoais por meio de duas tecnologias inovadoras: o Headmouse e o Teclado Virtual.

O Headmouse é uma solução tecnológica que permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça. O software interpreta funções como “arrastar” arquivos por gestos faciais e piscar de olhos. O Teclado Virtual facilita às pessoas com deficiência física a possibilidade de redação de textos sem a necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre o um teclado digital.

As duas ferramentas, desenvolvidas pela empresa em conjunto com uma universidade da Espanha, são recursos que permitem a pessoas com deficiência física acesso gratuito às tecnologias da informação e comunicação. Os softwares serão colocados à disposição do público para download gratuito na internet, nos sites do Ministério das Comunicações e dos Correios.

Além do download gratuito, os Correios manterão uma equipe de suporte treinada para esclarecer dúvidas relativas à instalação e o funcionamento das duas ferramentas.

 

Fonte:

Ministério das Comunicações



10/03/2010 16:41


Artigos Relacionados


Acesso de municípios à serviços baseados em softwares públicos é ampliado

Paulo Octávio quer mudar papel-moeda para facilitar identificação por deficientes visuais

José Nery vai propor legislação para facilitar acesso dos cegos aos livros

Raupp propõe penalidade para quem facilitar a detentos acesso a celular

Flávio Arns quer facilitar leitura de cédulas de real por deficientes visuais

Recursos Hídricos: Governo do Estado lança projeto para facilitar acesso ao financiamento agrícola