Lobão faz balanço positivo dos três anos de existência da Aneel



Nos seus três anos de existência, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registra um saldo bastante positivo no cumprimento dos objetivos que orientaram sua criação, disse o senador Edison Lobão (PFL-MA). Depois de fazer um balanço das metas da Aneel de universalizar o fornecimento de energia, responder com mais oferta ao acréscimo de demanda por energia elétrica, fiscalizar o desempenho das concessionárias e assegurar atendimento adequado aos consumidores, Lobão cumprimentou a diretoria do órgão pelo trabalho desenvolvido.

Dados do IBGE, citou o senador, evidenciam que, em 1996, 92,3% das residências brasileiras eram servidas por luz elétrica. Em 2000, esse índice subiu para 94,5%, disse, lembrando que a meta do governo federal é assegurar a universalização do fornecimento até 2005.

Paralelamente, segundo Lobão, a Aneel está estabelecendo as condições de aumento da oferta de energia para suprir o crescimento da demanda previsto para os próximos anos, conforme programas inscritos no Plano Plurianual 2000/2003. Para tanto, a Aneel também busca, segundo informou o senador, aumentar a participação de usinas termelétricas e de fontes de energia renováveis - como a eólica e a solar - no sistema de fornecimento.

Entre as ações de fiscalização da Aneel destacadas por Lobão, estão o acompanhamento dos níveis de tensão de energia e das falhas no abastecimento, que resultaram na aplicação de várias punições, particularmente em relação aos "apagões" ocorridos em março de 1999.

Quanto à melhoria do atendimento aos consumidores, o senador referiu-se às campanhas nacionais de esclarecimento promovidas pela Aneel sobre direitos do consumidores e obrigações das concessionárias.

23/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunidade TIControle faz balanço dos cinco anos de existência

Valmir Amaral faz balanço positivo dos 175 anos do STF

Peres faz balanço positivo da CRE

Jefferson faz balanço positivo da CRE

Livro faz balanço positivo da era FHC

Balanço da Lei de acesso à informação é positivo