Senado comemora cinco anos de existência do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras
O Senado comemora, pouco antes da sessão plenária deliberativa de terça-feira (26), às 14h, os cinco anos do projeto Professores de Educação Física sem Fronteiras. Na ocasião, os senadores também vão homenagear a atuação da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) no Brasil. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) foi autor do requerimento solicitando o evento.
A ação dos Professores de Educação Física sem fronteiras é realizada por meio da Fiep, presidida atualmente por Almir Grunh. Fundada no dia 2 de Julho de 1923 em Bruxelas, na Bélgica, a Fiep tem como objetivo promover em todos os países o desenvolvimento das atividades físicas, educativas, recreativas, de lazer, saúde e esportes para todos, por meio da formação de professores, atualização e aperfeiçoamento constante da profissão. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a entidade pertence ao Conselho Internacional de Educação Física e Ciência do Esporte.
A primeira viagem dos professores sem fronteiras da Fiep foi feita em abril de 2007 para Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e Panamá. No ano seguinte, houve a segunda viagem de intercâmbio pelos estados do Norte do Brasil, e, posteriormente, os intercâmbios continuaram a ser realizados no Brasil e no exterior. O quinto intercâmbio foi realizado este mês no Mato Grosso do Sul.
Alvaro Dias disse que os profissionais de Educação Física vem ganhando destaque e reconhecimento da população, tanto no Brasil, como no exterior, destacando ainda que há uma demanda crescente da sociedade por atendimento especializado nesse setor. O projeto que criou os professores sem fronteira é resultado desses acontecimentos, acrescentou o senador.
"A iniciativa, além de reforçar a importância da profissão, promove o intercâmbio técnico e sociocultural entre profissionais de educação física e estudantes de várias regiões do Brasil e do mundo", afirmou. O projeto também incentiva a promoção de formação técnica de maior qualidade, observou.
20/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia projeto Professores de Educação Física Sem Fronteiras
Senado vai homenagear professores de educação física
Festival de Coros Natalinos comemora dez anos de existência do Coral do Senado
Comunidade TIControle faz balanço dos cinco anos de existência
Senado comemora cinco anos da Lei Maria da Penha
Senado comemora cinco anos da Lei Maria da Penha