Conab quer ampliar capacidade de armazenagem em Mato Grosso



Companhia pediu para estado estimular cadastro de armazéns privados


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quer ampliar a capacidade de armazenagem em Mato Grosso, estimulando o cadastro e certificação de armazéns privados. A rede própria federal no estado possui cinco unidades armazenadoras, com capacidade de cerca de 200 mil toneladas e administra um cadastro de 2.126 armazéns, com somente 83 credenciados, com capacidade de 1,7 milhões de toneladas. Desses, 28 armazenam saldo de estoque de milho.

Durante encontro com o setor produtivo e o governo estadual na quinta (14) e sexta-feira (15), o presidente da companhia, Rubens Rodrigues dos Santos atentou para a necessidade de ampliação da rede credenciada de unidades armazenadoras e a importância da certificação. "É fundamental o apoio do governo estadual como incentivador dos armazenadores privados", afirmou.

Segundo ele, a partir de primeiro de janeiro de 2013, 15% da capacidade estática de armazenagem de todo o País deverá estar certificada. A Conab também se compromete a modernizar as unidades armazenadoras da Conab no Mato Grosso e vai assinar um termo de cooperação técnica com o 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército para pavimentação das unidades.

Agricultura Familiar

A Conab também pediu esforço do governo estadual para estimular a produção agrícola familiar, como forma de  fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Mato Grosso. O programa contempla cerca de 4 mil pequenos agricultores de 58 municípios do estado e beneficia em torno de 450 mil consumidores. Por conta do PAA, apenas 5% da população mato-grossense vive abaixo da linha da pobreza, contra uma média de 20% no centro-oeste.

Leia mais:

Agricultura discute Plano Nacional de Armazenagem

País deve ter safra recorde de grãos em 2012 com destaque para o milho, prevê o IBGE

Leilão de estoques públicos de milho beneficia criadores do Nordeste afetados pela seca

 

Fonte:

Conab



15/06/2012 19:34


Artigos Relacionados


Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso

CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul

TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL

Senado aprova MP que amplia capacidade de armazenagem de grãos no país

Ana Amélia comemora aprovação da MP que amplia capacidade de armazenagem e beneficia Santas Casas

Adiada votação de relatório de MP que amplia armazenagem de grãos da Conab