Concessionárias do setor elétrico debatem sobre contratos a partir de 2015



Representantes das distribuidoras, geradoras e transmissoras de energia elétrica se reuniram nesta terça-fera (13) com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre o futuro das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015.

O presidente da Associação Brasileira de Geradores de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Neiva, defende que o governo faça mudanças na legislação para permitir a prorrogação das concessões. “As atuais concessionárias são competentes e estão desempenhando a contento sua função. E com a prorrogação pode obter modicidade tarifária”, disse.

Segundo ele, a decisão do governo pode sair até julho do ano que vem. “É uma decisão política, e acreditamos que tem muitas dificuldades, porque se não tivesse, já teria sido decidido”. Também participaram do encontro com o ministro Lobão os presidentes da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite, e da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), José Cláudio Cardoso.

Em 2015, cerca de 67 usinas hidrelétricas terão suas concessões vencidas, o que representa 18,2 mil megawatts. Mais 47 hidrelétricas vencem entre 2016 e 2035, com 12,5 mil megawatts. Oito usinas térmicas também perdem a validade das concessões a partir de 2015, além de distribuidoras e das responsáveis pelas linhas de transmissão.

De acordo com a legislação vigente, com o fim das concessões, as usinas devem passar por novo leilão, mas o governo pode mudar a lei e prorrogar os atuais contratos. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um prazo de 60 dias para a definição de como as concessões do setor elétrico serão renovadas.


Fonte:
Agência Brasil



14/12/2011 12:33


Artigos Relacionados


Projeto que recalcula créditos de concessionárias do setor elétrico tem aval da CCJ

Norma da Aneel exige a instalação de ouvidorias em todas as concessionárias do setor elétrico

Contratos de concessão do setor elétrico poderão ser prorrogados

Em audiência sobre apagões, senadores divergem sobre MP do setor elétrico

Anatel e concessionárias assinam prorrogação de contratos até maio de 2011

CI realiza audiência sobre o setor elétrico