Concurso destaca idéias inovadoras de funcionários da Saúde
O concurso receberá textos com a descrição dos trabalhos até o dia 18
A proposta deu certo e beneficia funcionários e usuários do serviço público. Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Saúde promove, pela segunda vez, o Prêmio Idéia Saudável. A iniciativa visa reconhecer as melhores sugestões de inovação de serviços a partir de idéias dos próprios servidores.
O concurso receberá textos com a descrição dos trabalhos até o dia 18. Para participar, exige-se que a proposta (individual ou de equipe) seja de colaboradores da pasta da Saúde e que a experiência, em funcionamento, possa ser reproduzida em outros departamentos da Secretaria.
O concurso premiará as melhores idéias em três categorias: Atendimento ao Cidadão (ações que favorecem a melhoria do atendimento ao cidadão), Gestão de Recursos Humanos (ações que valorizem os funcionários, melhorem gerenciamento de pessoas e dos recursos humanos), Organização de Serviços (ações que reordenem o funcionamento das unidades administrativas, práticas e serviços).
A redação deve ter no máximo cinco páginas (8,5 mil caracteres com espaços) em formato word. A comissão julgadora aceitará fotos, desde que o total de informações (foto e texto) não exceda cinco páginas.
Sem risco – O Prêmio Idéia Saudável do ano passado recebeu 79 inscrições. O sanitarista Paulo Henrique D’ Ângelo Seixas, que coordena o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, conta que dois trabalhos premiados em 2007 foram reproduzidos em diversos setores da pasta.
Um deles, primeiro lugar na Gestão de Recursos Humanos, foi proposta do Hospital Regional de Assis, interior do Estado, que promovia jogos esportivos envolvendo seus colaboradores e dois serviços de saúde.
“Hoje, futebol de salão e vôlei, masculino e feminino, integram pessoas de todos os departamentos da Secretaria e fazem parte do nosso calendário anual”, informa.
Ele avalia que os jogos favorecem o relacionamento interpessoal. Mais do que competir, possibilita a melhoria do desempenho no trabalho e no ambiente interno. O coordenador também citou iniciativas que estimulam a alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares, também idéias dos funcionários.
Na área de Atendimento ao Cidadão, a idéia reconhecida partiu do Hospital Luzia Pinho de Melo, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Devido à elevada demanda de atendimento, a proposta era priorizar a assistência no Pronto Socorro aos pacientes com mais risco de vida, depois os de gravidade intermediária e, por último, os casos menos graves. “Hoje, cerca de dez hospitais públicos no Estado aderiram ao acolhimento com avaliação de risco”, conta o coordenador.
Em 2007, os três melhores classificados ganharam respectivamente um notebook (equipe) e computador para a instituição, viagens para o Nordeste e para a colônia de férias da categoria. Para a segunda edição, Seixas diz que ainda não foi definida a premiação.
SERVIÇO
Até o dia 18, entregar trabalhos individuais ou da equipe ao departamento de Recursos Humanos da instituição, que encaminhará o projeto para avaliação da comissão julgadora.
Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial
Da Secretaria da Saúde
04/17/2008
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