Conferência debate situação dos brasileiros no exterior



Para saber como vivem os brasileiros no exterior, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) está promovendo, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Brasileiros no Mundo, com a participação de cerca de 200 pessoas que moram fora do País . Atualmente, cerca de três milhões de brasileiros tem domicílio no exterior.

O encontro, que começou na quinta-feira (2), tem como  objetivo de levantar os principais problemas enfrentados pelos brasileiros, entre eles a questão da ilegalidade.

“Nós temos um grande problema que é a irregularidade migratória. Então, muitos brasileiros não constam nas estatísticas e têm medo de se expor, e, às vezes, nós não podemos ajudá-los porque eles têm temor de ter seus nomes denunciados às autoridades migratórias”, disse o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, o embaixador Eduardo Gradilone.

Gradilone disse ainda que a conferência pode oferecer ao MRE informações para que se implantem medidas de apoio àqueles que enfrentam alguma dificuldade no país onde moram. “Temos também toda uma vertente de atuação no ministério na criação de redes de apoio a brasileiros vítimas de violência, exploração trabalhista, preconceito, recrutamento, prostituição, uma variedade muito grande de reivindicações e problemas específicos que estarão sendo debatidos aqui na conferência”, afirmou.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/12/2010 11:53


Artigos Relacionados


CRE discute situação de brasileiros no exterior

CRE cria subcomissão para analisar situação de brasileiros no exterior

PLENÁRIO COMEÇA A DISCUTIR SITUAÇÃO DE BRASILEIROS NASCIDOS NO EXTERIOR

Começa audiência sobre situação de brasileiros que vivem no exterior

Executivo e Legislativo trocarão informações sobre situação de brasileiros no exterior

Senadores vão ouvir embaixador sobre situação de brasileiros que estão no exterior