Conferência internacional sobre biocarvão é realizada no Rio de Janeiro



Cerca de 300 cientistas de todo o mundo vão participar, no Rio de Janeiro, da 3ª Conferência Internacional sobre biocarvão, que será realizada até quarta-feira (15).


O biochar, conhecido no Brasil como biocarvão, é um material rico em carbono obtido quando algum tipo de biomassa, como madeira, palha, bagaço, ossos, esterco ou folhas, é carbonizada, ou seja, aquecida em ambiente com pouco ou nenhum ar, e o carvão resultante é usado como condicionador de solos. Isso proporciona um solo de melhor qualidade, que permite aumentos de produtividade, além de sequestrar e estocar carbono no solo por longo tempo.

 

Atualmente, são discutidas formas de produção de biochar para aplicação direta pelo produtor rural, uma opção de baixo custo e simples, que pode ser utilizada de imediato.


Para o Brasil, o uso do biocarvão no solo é também uma estratégia econômica, pois o País é o maior produtor mundial de carvão vegetal (cerca de 38,5%). Anualmente, são produzidos em torno de 10 milhões de toneladas de carvão, dos quais cerca de 15% se perdem na forma de finos. 


Esta é a primeira vez que o evento é realizado no continente americano, com destaque para as presenças do pesquisador alemão Johannes Lehmann da Universidade de Cornell, EUA, do austríaco Winfried Blum, da Confederação Européia de Sociedades de Ciência do Solo (ECSSS) e do Dr. Antony Bridgwater, pesquisador britânico, grande autoridade em pirólise (tratamento térmico de carbonização). 



Fonte:
Embrapa



13/09/2010 11:20


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro sedia Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica

Começa a maior conferência sobre educação já realizada no Brasil

3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil será realizada em Brasília (DF)

Brasil e Japão vão desenvolver pesquisas sobre o biocarvão

Rio de Janeiro sedia conferência sobre concorrência

Conferência no Rio de Janeiro vai debater pesquisas sobre patentes