Conferência pauta papel de conselhos na crise internacional



Conselhos econômicos e sociais de vários países vão estar reunidos, nos dias 3 e 4 de dezembro, em Madri (Espanha), para debater o papel que vêm desenvolvendo no contexto da crise econômico-financeira internacional.

A Conferência é promovida conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (Aicesis) e o Conselho Econômico e Social espanhol. 

Membro da Aicesis, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) apresentará a experiência brasileira de monitoramento, debate e formulação de propostas para minimizar e combater os efeitos da crise desde seu início, em 2008.

Entre as ações organizadas pelo CDES, destacam-se a realização do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento em Contexto de Crise e a elaboração de diferentes textos como:

  • A moção com sugestão de ações para o governo;
  • Um documento sobre a rede de proteção social brasileira, produzido pelo observatório da Equidade;
  • Documento sobre os impactos sociais da crise e os desafios do desenvolvimento.

No âmbito internacional, o CDES participou de debate da Aicesis como membro do grupo de trabalho Impactos da Crise Mundial: a Visão da Sociedade Civil (cujo documento produzido foi encaminhado ao G20) e de mesa redonda com o Conselho Econômico e Social da Grécia.

A representação do CDES na conferência será feita pelo conselheiro Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e por Ronaldo Küfner, da Secretaria Executiva do Conselho.

Fonte:
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social



29/11/2013 18:50


Artigos Relacionados


Pauta de votações de 2009 começa trancada pela terceira MP editada para combater efeitos da crise financeira internacional

Conferência analisa desempenho de conselhos econômicos

Jonas destaca papel do Brasil na conferência da Organização Mundial do Comércio

São Paulo recebe conferência para discutir papel do Brasil em temas globais

Garibaldi questiona ministro sobre papel da vídeo-conferência na aceleração de processos

Cúpula de Think Tanks discute papel dos Brics no pós-crise