Conferência ressalta importância do Suas para erradicar extrema pobreza



Cerca de 2 mil assistentes sociais, pesquisadores, representantes de conselhos de assistência social, e ativistas de movimentos sociais defenderam a necessidade de concurso público para a organização e funcionamento de serviços assistenciais em todo o País. Eles participaram da 8ª Conferência Nacional de Assistência Social que terminou neste domingo (10) em Brasília.

A medida é considerada fundamental para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Conforme estratégia do governo, os assistentes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) vão identificar a população que tem direito às transferências de renda e que ainda não foram inseridas no Cadastro Único.

O Suas foi instituído este ano por lei com o objetivo de garantir proteção para a família, maternidade, infância, adolescência e velhice. O modelo é inspirado no Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento da população é feito por serviços de abrangência local, regional e estadual. O governo federal, os estados e municípios são responsáveis pelo financiamento do sistema.

Entre as propostas aprovadas na conferência está a sugestão de que a União também financie as despesas com recursos humanos nos municípios. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as resoluções do encontro serão enviadas para deliberação no Conselho Nacional de Assistência Social formado por nove representantes do governo (incluindo um representante dos estados e um dos municípios) e nove representantes da sociedade civil.


Fonte:
Agência Brasil



12/12/2011 10:54


Artigos Relacionados


Pacto pelo Fim da Miséria deve erradicar extrema pobreza em SP até 2014

ACM APRESENTA PROPOSTA PARA ERRADICAR POBREZA

APROVADA EMENDA PARA ERRADICAR A POBREZA NO BRASIL

MAGUITO DEFENDE PROGRAMAS SOCIAIS PARA ERRADICAR POBREZA

Especialista diz que programas de distribuição de renda são insuficientes para erradicar pobreza

TEBET SUGERE GERAÇÃO DE MAIS EMPREGOS PARA ERRADICAR A POBREZA