Conflito por terras na região de Luciara, em Mato Grosso, é tema de debate



A Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, que integra a comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza, nesta manhã (6), debate sobre o conflito envolvendo retireiros e fazendeiros em Luciara (MT). De acordo com o senador João Capiberibe (PSB-AP), autor do requerimento, os retireiros (comunidade tradicional da região do Araguaia) defendem a criação de uma reserva florestal e fazendeiros temem ser expulsos do local, o que tem provocado um cenário de violência.

Capiberibe explicou que a Polícia Federal invadiu, no fim de setembro, uma área na cidade e deslocou os retireiros à força, sob a alegação de contenção de conflitos. O local, onde moram quase 200 famílias, está sob estudo do Instituto Chico Mendes  (ICMBio) para se tornar uma reserva ambiental. Recentemente, os moradores da cidade fizeram um protesto pacífico contra a desapropriação.

Para o debate, foram convidados Rubem Taverny Sales, presidente da Associação dos Retireiros do Mato Verde do Araguaia, e Jossiney Evangelista Silva, retireiro, além de representantes do ICMBio.

Mais informações a seguir



06/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso

Waldemir Moka pede ação do governo em conflito por terras no Mato Grosso do Sul

Figueiró critica atuação da Funai em conflito no Mato Grosso do Sul

CDH tenta evitar conflito por causa da criação de reserva no Mato Grosso

Senadores vão conversar com ministro da Justiça sobre conflito no Mato Grosso do Sul

Conflito entre índios e fazendeiros leva parlamentares ao Mato Grosso do Sul