Congresso aprova MP que resguarda Banco Central



A primeira Medida Provisória aprovada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (dia 27) resguarda o Banco Central de eventuais quebras de instituições privadas que atuam no sistema financeiro. Em sua 16ª edição, a MP altera o serviço de compensação dos pagamentos no sistema financeiro. A intenção do governo é transferir, por meio do instituto da compensação multilateral, o risco da inadimplência para o próprio mercado.

Relatada pelo senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), a MP cria um fundo que deve ser mantido pelas próprias câmaras de compensação para evitar que, no caso de inadimplência de qualquer instituição, os negócios possam ser garantidos.

Apesar de considerar a MP positiva, por evitar que o BC injete dinheiro público no caso de insolvência civil, o deputado João Paulo (PT-SP) criticou a aprovação de artigos que alteram legislação complementar, como o Código Comercial e o Tributário. Para ele, a MP não garante, no caso de falência de instituições do sistema financeiro, o pagamento imediato de dívidas tributárias e trabalhistas.

27/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP que amplia atuação do Banco Central começa a tramitar no Congresso

Ministro da Fazenda e Presidente do Banco Central vêm ao Congresso esta semana

CAE APROVA NOMES DE DIRETORES DO BANCO CENTRAL

Senado aprova indicação de diretores do Banco Central

CAE aprova criação de cem cargos de procurador do Banco Central

CAE APROVA INSPEÇÃO DO TCU NA AUDITORIA DO BANCO CENTRAL NO BANESTADO