CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PARA 1998



Por votação simbólica, o plenário do Congresso Nacional aprovou na tarde de hoje (dia 11) o substitutivo do relator, deputado Aracely de Paula (PFL-MG), ao projeto de Orçamento Geral da União para 1998. O texto final do substitutivo foi mantido tal como aprovado na Comissão Mista de Orçamento; duas emendas destacadas para votação em separado foram rejeitadas pelo plenário.

Desde o Orçamento de 1990, votado em 13 de dezembro de 1989, esta é a primeira vez que o Congresso aprova a lei orçamentária dentro da sessão legislativa anterior.

O líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), atribuiu os resultados alcançados ao empenho do presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães, e à diligência dos membros da comissão e das lideranças partidárias governistas e de oposição.

Na avaliação do deputado Sérgio Miranda (PC do B), o Orçamento, que antes se caracterizava como obra de um "partido rodoviário" - pela hegemonia que as empreiteiras tinham na sua elaboração - agora reflete o que ele denominou de "partido financeiro". Apesar disso, "melhoramos a proposta que veio do Executivo", frisou, pois, "com todas as limitações à ação legislativa, refletimos uma parcela das contribuições do povo". Para o deputado, quando se trata de matéria orçamentária, a grande imprensa continua a ser fonte de desinformação ao insistir em tratar a atuação dos parlamentares sob a ótica da suspeição.



11/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso aprova Orçamento Geral da União para 2011

Congresso Nacional aprova Orçamento Geral da União para 2004

Congresso aprova Orçamento da União para 2007

Congresso aprova criação de grupo de trabalho para analisar Orçamento da União

COMISSÃO MISTA APROVA PARECER FINAL PARA ORÇAMENTO DE 1998

Jucá faz apelo para votação do Orçamento Geral da União