Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos recebe inscrições
Já estão abertas as inscrições para o III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro de 2014, em Santos, SP. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e vai reunir pesquisadores, estudantes e outros profissionais que atuam na área de recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos do Brasil e do exterior. As inscrições podem ser feitas no site do evento com desconto até o dia 10 de maio próximo.
O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos. Nesta terceira edição, serão abordados diversos temas atuais de interesse relacionados a essas áreas, como: legislação de coleta, intercâmbio e quarentena; conservação; caracterização; valoração de recursos genéticos da biodiversidade brasileira; além de estudos de genômica aplicados à conservação e uso de recursos genéticos com foco na segurança alimentar e mudanças climáticas, entre outros.
O prazo para submissão de trabalhos científicos é até o dia 10 de agosto e, este ano, o evento terá como novidade a premiação dos melhores resumos apresentados e também das melhores teses e dissertações sobre recursos genéticos. O regulamento será disponibilizado em breve no site do CBRG.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Marcos Gimenes, eventos científicos como este são espaços privilegiados para troca de conhecimentos e experiências entre representantes de instituições de pesquisa, ensino e estudantes. “Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, é também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira”, ressalta.
Recurso genético: base da alimentação humana
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.
O I Congresso foi realizado em Salvador, BA, em 2010, e reuniu mais de 800 pessoas. O II aconteceu em 2012, em Belém, PA, e contou com a apresentação de mais de 600 trabalhos científicos.
Para o terceiro, que acontece este ano, os organizadores esperam uma participação ainda mais efetiva e interativa. “Para isso, foi disponibilizado um espaço online para que as pessoas participassem diretamente da elaboração da programação científica do evento”, explica o presidente da SBRG.
Os recursos genéticos constituem a base da alimentação humana, mas é preciso que a sociedade brasileira entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na sua conservação e uso sustentável no País. Por isso, a popularização deste tema é um dos principais objetivos do evento, como afirma Gimenes: “é importante que as discussões sobre recursos genéticos extravasem os muros das universidades e das instituições científicas e passem a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”.
Além do site do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da SBRG e no Facebook.
Fonte:
Embrapa
18/03/2014 12:36
Artigos Relacionados
Simpósio debate recursos genéticos
CAS promove audiência pública sobre recursos genéticos
CE APRECIA CONTROLE DO ACESSO AOS RECURSOS GENÉTICOS DO PAÍS
Festival Brasileiro da Escandinávia recebe inscrições
Acesso a recursos genéticos será debatido em audiência pública
Tião Viana cobra do governo lei sobre recursos genéticos