Tião Viana cobra do governo lei sobre recursos genéticos



O senador Tião Viana (PT-AC) cobrou do governo a definição de uma lei que regulamente o acesso aos recursos genéticos e à biodiversidade. O senador lembrou que diversos projetos em tramitação no Congresso tratam do assunto, mas que o governo insiste na edição de medidas provisórias, sem ouvir as partes interessadas.

Tião Viana acha que a floresta amazônica pode ser a grande fonte de riqueza do Brasil no futuro, mas alertou que é preciso investir em biotecnologia e explorar a Amazônia de forma consciente para evitar destruição.

Segundo o senador, 182 países, entre os quais o Brasil, assinaram em abril passado um acordo para impedir a biopirataria. Para o parlamentar, a exploração de plantas e animais nos países em desenvolvimento rende aos grandes laboratórios multinacionais lucros gigantescos.

Além disso, lembra o parlamentar, os remédios fabricados a partir de matéria-prima brasileira são patenteados no exterior, o que impede a produção dessas drogas pela indústria nacional. O acordo assinado autoriza a exploração dos recursos, mas estabelece algumas contrapartidas como a transferência de parte dos lucros para o país de origem, informou Tião Viana.



25/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana cobra do governo demarcação de terras indígenas

TIÃO VIANA COBRA CONTROLE SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Tião Viana defende lei complementar sobre recursos para a saúde

Tião Viana diz que está muito próximo um acordo sobre recursos para a saúde

Senado votará texto da Câmara sobre recursos para a saúde, informa Tião Viana

TIÃO VIANA E NABOR JÚNIOR TRAVAM DEBATE SOBRE GOVERNO DO ACRE