Congresso das associações Pestalozzi debate adequação do mercado de trabalho para pessoas com deficiência
O mercado de trabalho deve criar alternativas de encaminhamento produtivo da pessoa com deficiência que permitam explorar suas potencialidades, avaliou o assessor técnico da Associação Pestalozzi de Campo Grande, João Carlos de Andrade, no 12º Congresso da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenasp). Presente ao encontro, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) colocou-se à disposição para ajudar no encaminhamento da pauta de questões nacionais defendidas pela entidade.
- Sei da necessidade de apoio político que as [Associações] Pestalozzi precisam. Quero me colocar à disposição da Federação Nacional [das Sociedades Pestalozzi], porque sei que a federação precisa de um grupo de parlamentares que conheça e entenda o trabalho de vocês e, sobretudo, que saiba da importância desse trabalho - disse Casagrande nesta quarta-feira (3).
O segundo dia de debates do congresso começou com a palestra "A Formação Laborativa da Pessoa com Deficiência: Rompendo Paradigmas no Mercado de Trabalho", apresentada por João Carlos de Andrade.
Em seguida, após a manifestação de Renato Casagrande, foi formada uma mesa-redonda para discutir o tema "Direitos à Saúde sob a Égide da Eqüidade". Participaram desse debate o procurador da República Humberto Jacques de Medeiros e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. O moderador foi o presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Maranhão, Murilo José Santos Silva.
O congresso, que é promovido neste ano pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, prossegue nesta quinta-feira (4), com palestras a partir das 9h, no Auditório Petrônio Portela, do Senado.
03/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Pestalozzi realiza congresso com apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Papaléo registra congresso das Associações Pestalozzi
Cotas para negros e pessoas com deficiência no mercado de trabalho em discussão
CAS aprova requerimentos para debater o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Audiência revela que há vagas ociosas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência