Subcomissão debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
A requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência realizará audiência pública na terça-feira (21), a partir das 14h, para debater a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, segundo a Lei de Cotas.
A audiência faz parte da programação da II Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência realizada pelo Senado. Estão convidados para o debate a diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Eliane Belfort Mattos; o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) do Ministério da Justiça, Alexandre Baroni; a procuradora do Ministério do Trabalho Maria Aparecida Gugel; o gerente da Diretoria de Relações com Funcionários do Banco do Brasil, Antonio Sérgio Riede; a presidente da organização não-governamental (ONG) Força do Bem, Isabel Filardis, e o secretário-geral da ONG, Júlio César dos Santos.
Na justificação de seu requerimento, Azeredo afirma que a Lei de Cotas necessita de debate pois os dispositivos não vêm sendo cumpridos no país e ainda causam controvérsias, apesar dos anos decorridos desde sua aprovação.
Segundo o senador, de um lado os empresários revelam que encontram limitações para desenvolver projetos bem estruturados porque esbarram nas discriminações do passado. De outro, dizem que há dificuldades para encontrar mão-de-obra qualificada entre as pessoas com deficiência para suprir o mercado de trabalho.
14/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão vai debater inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Congresso das associações Pestalozzi debate adequação do mercado de trabalho para pessoas com deficiência
Lançado programa que insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Telecentros acessíveis inserem pessoas com deficiência no mercado de trabalho
CDH debate a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de ensino
Manaus sedia fórum sobre pessoas com deficiência e mercado de trabalho