Congresso homenageará vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã
O Congresso Nacional realizará sessão solene, nesta terça-feira (11), a partir das 10h, com o duplo objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher e agraciar as cinco vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Elas foram selecionadas entre 75 mulheres indicadas por associações e conselhos que tratam dos direitos humanos, assuntos sociais e da defesa da mulher, da criança e do adolescente.
As vencedoras para 2008 foram a Patrona do Feminismo Brasileiro, a escritora Rose Maria Muraro; a médica e ex-deputada federal Jandira Feghali; a aeromoça e especialista em Antártica Alice Editha Klausz; a presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes ((PE), Maria dos Prazeres de Souza, e a médica geneticista Mayana Zatz.
A premiação é coordenada pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que avalia os currículos das candidatas e sua contribuição para a melhoria das condições de vida e emprego da mulher brasileira. Integrado por oito senadores, o conselho é presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que apresentou o requerimento para a sessão solene.
A sessão também se destina a comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado, anualmente, no dia 8 de março. A data marca uma manifestação de mulheres por melhores condições de trabalho, nos Estados Unidos, no século XIX, que resultou em tragédia com várias mortes.
Agraciadas
Rose Maria Muraro é formada em Física pela antiga Universidade do Brasil e, desde jovem, escreveu artigos de jornais e atuou na área editorial. Em 1966, publicou seu primeiro livro e passou a trabalhar e fazer palestras pela libertação sexual da mulher, atuação que lhe valeu seu desligamento da Editora Vozes, por ordem expressa do Vaticano.
Jandira Feghali é médica. Exerceu dois mandatos de deputada estadual e um de deputada federal, quando atuou na bancada suprapartidária de mulheres parlamentares em defesa da saúde, a favor dos direitos humanos e contra a discriminação da mulher. Atualmente é titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói (RJ).
Alice Editha Klausz formou-se no primeiro grupo de aeromoças da Varig, em 1954. Depois de sua aposentadoria, empresta sua experiência profissional como voluntária do Programa Antártico Brasileiro. Ela promoveu mudanças no serviço de bordo e no atendimento aos tripulantes e passageiros das missões antárticas.
Maria dos Prazeres Souza receberá o prêmio pelo trabalho que realiza como presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE), posto que atingiu depois de ter realizado mais de cinco mil partos, sem nenhum óbito. Ela idealizou projeto para orientação das mulheres sobre a necessidade do pré-natal, do aleitamento materno e dos cuidados relativos ao parto, executado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.
Mayana Zatz é professora de Genética Humana e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Além de ser a presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim), a médica geneticista é membro do Projeto Internacional Genoma Humano.
03/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso entrega nesta terça o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys
Diploma Mulher-Cidadã será entregue quarta-feira
Premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz em 2009
As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz
Comissão do diploma Mulher-Cidadã terá atuação ampliada