CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE PORTUGUÊS
Reafirmação dos laços culturais e de amizade entre brasileiros e portugueses, manifestações entusiastas sobre as perspectivas de abertura de um novo ciclo de relações políticas e econômicas ainda mais intensas entre as duas nações, proclamação dos compromissos entre os governantes dos dois países para a superação dos problemas comuns. Esses foram os pontos presentes em todos os pronunciamentos que marcaram hoje (dia 8), no plenário do Senado Federal, a sessão solene com que o Congresso Nacional homenageou o presidente de Portugal, Jorge Sampaio.
Recebido na entrada do edifício do Congresso pelo senador Antonio Carlos Magalhães, presidente do Legislativo brasileiro, juntamente com o deputado Michel Temer, presidente da Câmara, o presidente português e sua comitiva foram recepcionados no Salão Nobre do Senado, onde trocaram impressões e Jorge Sampaio assinou o livro de honra de visitantes ilustres. Em seguida, o senador Antonio Carlos Magalhães instalou a sessão solene do Congresso e convidou representantes das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado a acompanharem a comitiva portuguesa em seu ingresso no plenário.
Em nome do Senado, discursou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que falou das raízes da amizade entre os dois países e das oportunidades comuns que se abrem para Brasil e Portugal, a partir da globalização econômica que o mundo experimenta. O senador lamentou a ocorrência dos problemas enfrentados por dentistas brasileiros em Portugal e manifestou sua convicção de que serão rapidamente solucionados, com base em sincero desejo de ambos os países em superarem suas dificuldades.
Pela Câmara, falou o deputado José Lourenço (PFL-BA), que recordou sua condição de "brasileiro nascido em Portugal" e também fez apelo em prol da rápida superação dos problemas que ainda perturbam as relações bilaterais.
Em seu agradecimento pela homenagem do Congresso brasileiro, o presidente Jorge Sampaio igualmente fez profissão de fé no avanço das relações políticas e econômicas entre Brasil e Portugal, a exemplo da manifestação do presidente Antonio Carlos Magalhães, ao encerrar a sessão.08/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE DA ITÁLIA
CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE DA ITÁLIA
CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE ITALIANO
CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE DA ITÁLIA
Congresso homenageia na quinta-feira o presidente do Peru
Lembo recebe o ex-presidente português Mário Soares