Congresso Nacional dará posse ao 37º Presidente da República do Brasil



Tomam posse nesta quarta-feira, primeiro dia do ano de 2003, o 37º presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente José Alencar. A cerimônia será dirigida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Ramez Tebet, e está marcada para iniciar-se às 15 horas no Plenário da Câmara dos Deputados, lugar em que o presidente e o vice-presidente eleitos prestarão o compromisso constitucional perante o membros do Congresso e o presidente pronunciará seu primeiro discurso oficial.

O novo presidente da República, diplomado no dia 14 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sucederá Fernando Henrique Cardoso, que manteve-se à frente do Executivo por oito anos (1995-2003). As eleições, ocorridas em outubro de 2002, deram a vitória a Lula no segundo turno com 61,27% dos votos válidos (52.793.364), conferindo-lhe mandato até 31 de dezembro de 2006, com a possibilidade de reeleição por mais quatro anos. Esta foi a quarta eleição para o cargo disputada por ele nos últimos 13 anos.

Luiz Inácio Lula da Silva é pernambucano e traçou sua trajetória como metalúrgico, sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores. José Alencar é mineiro, empresário e atuou até o ano passado como senador da República pelo Partido Liberal.

A sessão solene será acompanhada pelos parlamentares das duas Casas Legislativas, autoridades máximas dos três poderes, da Igreja Católica e familiares dos presidentes eleitos. Também estão confirmadas as presenças de chefes de missões diplomáticas de diversos países, de delegações especiais e de representações de organismos internacionais na cerimônia, que será transmitida ao vivo por todos os veículos oficiais de comunicação do Senado e da Câmara e pela mídia em geral.

A previsão é de que o ato seja cumprido em cerca de uma hora e, na seqüência, o presidente já empossado seguirá para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial. Após as formalidades, está sendo aguardada uma grande festa popular em Brasília, com a participação de pessoas de todos os estados, conforme desejo manifestado por Lula.




31/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso Nacional dará posse ao 37º Presidente da República do Brasil

Congresso poderá mudar data de posse do presidente da República

Congresso começa a organizar cerimônia de posse do novo presidente da República

Mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Congresso Nacional

Íntegra do discurso do presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na posse de Dilma Rousseff

Assinatura de livro de posse é um dos ritos da investidura no cargo de presidente da República