Congresso começa a organizar cerimônia de posse do novo presidente da República



Trabalhar pensando em todos os detalhes para evitar qualquer imprevisto. Essa é a missão que diversos setores do Senado Federal receberam no dia 12 deste mês, quando o presidente José Sarney assinou o ato de número 238/10. O documento - que designa a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra Nascimento, coordenadora no Congresso das atividades relacionadas à cerimônia de posse do presidente e do vice-presidente da República - apesar de conter poucas palavras, requer muita ação.

Apesar de a cerimônia oficial da posse do novo presidente da República e do seu vice estar prevista somente para o dia 1º de janeiro do próximo ano, os trabalhos para que tudo transcorra de acordo com o planejado já iniciaram. Até a data agendada, praticamente todos os setores do Senado Federal estarão envolvidos em atividades relacionadas ao evento. Enganam-se os que pensam que a tarefa de Cláudia Lyra é apenas assessorar a Mesa do Congresso durante a sessão de posse.

- O número de atribuições e tarefas é muito grande e precisa ser dividido - explicou Cláudia Lyra em entrevista que concedeu à Rádio Senado.

Não vai faltar trabalho, por exemplo, para a Secretaria Geral da Mesa, para a Diretoria Geral, para a Secretaria de Relações Públicas, para o Cerimonial e a Assessoria de Relações Internacionais da Presidência do Senado, para todos os veículos da Secretaria de Comunicação Social, para a Polícia Legislativa, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Gráfica) o Prodasen, e para as secretarias de Administração de Contratações, de Patrimônio e de Engenharia.

- Temos um trabalho bastante diversificado que é realizado antes, de forma prévia, e também durante a sessão solene do Congresso Nacional. Temos inclusive que atuar na prevenção, mantendo profissionais de plantão para eventuais problemas que possam ocorrer com eletricidade, iluminação e ar-condicionado. Também destacaremos equipes de serviços gerais, ascensoristas, para o fornecimento de água e profissionais da limpeza - explicou Cláudia Lyra.

Os convites para a solenidade serão impressos na Gráfica do Senado. Além das autoridades habituais, alguns convidados específicos somente serão enumerados pelo presidente e vice-presidente eleitos. O serviço médico também funcionará em regime de plantão durante a sessão, da mesma forma que o Prodasen manterá equipes preparadas para solucionar problemas que atinjam a rede de computadores da Casa. Os veículos de comunicação do Senado cobrirão a solenidade.

O rito da sessão deverá ser o seguinte: abertura pelo presidente da Mesa do Congresso, senador José Sarney e execução do Hino Nacional. Em seguida, o 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), lerá o termo de posse que será assinado pelo presidente eleito, pelo seu vice e pelos demais parlamentares integrantes da Mesa. Sarney declarará empossados o presidente e o vice, e passará a palavra para o presidente eleito. O último a se pronunciar antes do encerramento da sessão será o senador José Sarney.



22/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zymler toma posse como novo presidente do TCU em cerimônia com Lula e Dilma

Congresso Nacional dará posse ao 37º Presidente da República do Brasil

Congresso Nacional dará posse ao 37º Presidente da República do Brasil

Congresso poderá mudar data de posse do presidente da República

Sarney participa da cerimônia de posse do presidente e da vice-presidente do TSE

Senado Federal começa a organizar um novo concurso