Congresso promulga emenda que altera sistema financeiro nacional



O presidente do Senado, José Sarney, promulgou em sessão solene na manhã desta quinta-feira (29) emenda constitucional que permite a regulamentação por várias leis complementares - e não apenas por uma, como anteriormente - do artigo 192, que define a estrutura e o funcionamento do sistema financeiro nacional. Com a mudança, abre-se caminho para a votação de uma proposta de autonomia operacional para o Banco Central.

A proposta original foi apresentada em 1997 pelo então senador José Serra e recebeu parecer favorável com substitutivo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do senador Jefferson Péres (PDT-AM). Enviada à Câmara, foi aprovada neste ano em dois turnos de votação.

De acordo com o texto promulgado, o sistema financeiro nacional será regulado por leis complementares, -que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram-. Foram revogados os incisos e parágrafos que acompanhavam o artigo 192, inclusive o que estabelecia o teto de 12% ao ano para as taxas de juros reais. De acordo com o relator, -a taxa de juros revelou-se, em todo o seu período de vigência, carente de eficácia pela ausência de regulamentação, e dissociado da realidade econômica e financeira do país-.

Entre os dispositivos revogados, incluíam-se os que determinavam a regulamentação, por lei complementar, de temas como a autorização de funcionamento das instituições financeiras, das instituições de seguro, resseguro, previdência e capitalização; a participação do capital estrangeiro nas instituições; o funcionamento das cooperativas de crédito; os requisitos para designação de diretores do Banco Central e demais instituições financeiras, bem como seus impedimentos após o exercício nos cargos; e a criação de fundos e seguros de créditos, aplicações e depósitos.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso promulga emenda que cria Sistema Nacional de Cultura

Congresso promulga emenda que prorroga DRU até 2011

CONGRESSO PROMULGA EMENDA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

CCJ APROVA EMENDAS À PEC QUE ALTERA SISTEMA FINANCEIRO

Congresso promulga emenda que acaba com a DRU para a Educação

Congresso promulga emenda que dá autonomia às defensorias públicas