Congresso recebe presidente da França



O presidente da França, Jacques Chirac, foi homenageado nesta quinta-feira (25) em sessão solene do Congresso Nacional. Em discurso, Chirac pediu a união entre Brasil e França na busca de "um mundo multipolar harmonioso" e contra a "globalização desenfreada". O presidente do Senado, Renan Calheiros, também destacou o empenho francês em favor de "visão mais solidária da globalização, capaz de conciliar desenvolvimento e justiça social". E o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, creditou à França o pioneirismo na fundação da "mais profunda e duradoura tradição democrática da história humana".

VEJA MAIS

O presidente francês distribuiu sorrisos e conversou com todos que o cumprimentaram. De estatura elevada, foi auxiliado, em seu pronunciamento, por um suporte fixado sobre a tribuna do Plenário do Senado, no qual apoiou o texto que leu na solenidade. Na saída do Plenário, demorou-se um pouco mais na conversa com o carnavalesco Joãosinho Trinta, que, convalescente de um acidente vascular cerebral, assistiu à cerimônia em uma cadeira de rodas. Na saída, Chirac assinou o livro de visitas do Senado.

Além de Renan e Aldo, o presidente francês foi recebido pelo presidente brasileiro do Grupo Parlamentar Brasil-França, deputado Paulo Delgado (PT-MG), e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ney Suassuna (PMDB-PB). Na comitiva de Chirac estavam seus ministros das Relações Exteriores, da Defesa e da Economia, além de aproximadamente 20 empresários e cerca de 60 jornalistas.

A sessão começou com pequeno atraso, às 17h11m, e foi aberta com a execução dos hinos nacionais da França e do Brasil, tocados pela Banda de Música do Exército. A mesa foi composta por Paulo Delgado (PT-MG) e pelo presidente francês do Grupo Parlamentar Brasil-França, deputado Jean-Claude Lenoir. Participaram também da sessão solene o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Adylson Motta, além de embaixadores, deputados e senadores.

Chirac quer Brasil como parceiro da França para "globalização harmoniosa"

Renan destaca "parceria privilegiada" entre Brasil e França

Aldo Rebelo destaca tradição democrática e libertária da França



25/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe presidente do Senado da França

Congresso recebe visita do presidente da África do Sul

Sarney recebe presidente do Congresso equatoriano

Congresso recebe presidente do Irã nesta segunda-feira

Congresso recebe em sessão solene presidente de Israel

Congresso recebe presidente de Israel em sessão solene