Congresso sedia reunião do Parlamento Amazônico nesta semana



Com a presença de deputados e senadores dos países que têm parte de seu território na região amazônica, o Congresso Nacional vai sediar nesta semana, entre os dias 14 e 16, reunião do Conselho Diretor do Parlamento Amazônico (Parlamaz). O encontro - que tem como objetivo principal a discussão e a aprovação do Plano Estratégico do Parlamaz - será realizado no edifício do Interlegis. O presidente do Senado, Garibaldi Alves, declarou na quinta-feira (10) que a reunião tem seu "total apoio".

Já estão confirmadas as presenças de parlamentares dos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Suriname (que será representado pelo presidente de seu Parlamento) e Venezuela. A reunião será conduzida pela presidente do Parlamaz, a deputada boliviana Ana Lucia Reis, e pela secretária-executiva desse parlamento, a deputada venezuelana Zulay Zambrano.

A iniciativa para que o encontro ocorresse no Brasil foi do senador João Pedro (PT-AM). Ao defender a rearticulação do Parlamaz, cujas atividades foram reduzidas nos últimos anos, ele afirmou que "os países que compõem esse parlamento precisam se articular para propor soluções para a região". O evento conta ainda com o apoio do Grupo Brasileiro de Apoio ao Parlamento Latino-Americano (Parlatino) - esse grupo é presidido, atualmente, pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES).



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro destaca reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico

Congresso Nacional comemora nesta semana os 180 anos do Parlamento

Parlamentares discutem reativação do Parlamento Amazônico