João Pedro destaca reunião do Parlamento Amazônico



O senador João Pedro (PT-AM) destacou, em discurso da tribuna nesta sexta-feira (11), a reunião do Conselho Diretor do Parlamento Amazônico (Parlamaz), que será realizada em Brasília, na sede do Interlegis, entre os dias 14 e 16. O encontro, informou o senador, terá a participação de parlamentares da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Equador, do Peru, do Suriname e da Venezuela.

Criado em 1989, o Parlamaz tem por objetivo promover a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A articulação dos parlamentos dos países que integram o fórum, afirmou o senador, é essencial para o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas da região e para o desenvolvimento das populações que ali vivem.

- Espero que essa seja uma reunião de retomada do Parlamento Amazônico, no sentido de reafirmar compromissos com a democracia, com a solidariedade, compromissos com a soberania dos países que compõem a Amazônia, compromissos com a integração entre os povos que vivem na região - ressaltou o senador.

O encontro do Parlamaz em Brasília será coordenado pela deputada boliviana Ana Lucia Reis, que preside o fórum, e pela deputada venezuelana Zulay Zambrano, secretária-executiva desse parlamento.

Ao conclamar senadores e deputados brasileiros a prestigiarem o evento, João Pedro explicou que o Congresso Nacional brasileiro ainda não formalizou sua participação no Parlamento Amazônico.

- Precisamos formalizar a representação do Congresso Nacional brasileiro neste fórum, tão importante para a região, para o Brasil e para os países amazônicos - frisou o senador, ao informar que o encontro da próxima semana visa à discussão e à aprovação de um planejamento estratégico para o fórum.

LDO

Ainda em seu discurso, João Pedro elogiou o trabalho realizado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) na relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009, que será votada na próxima semana. O senador pelo Amazonas ressaltou o empenho e o compromisso de Serys com a promoção da inclusão social no país.

- Com certeza vamos ter uma LDO que será um instrumento democrático e fará mais justiça às nossas regiões e às nossas populações pobres, que carecem de recursos e de um olhar do Estado brasileiro - disse.



11/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro diz que soberania deve ser estratégia do Parlamento Amazônico

João Pedro pede apoio de Sarney a Parlamento Amazônico

João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico

Começa reunião do Parlamento Amazônico

Congresso sedia reunião do Parlamento Amazônico nesta semana