Congresso vai homenagear San Tiago Dantas



O Congresso Nacional vai homenagear, em sessão solene, nesta segunda-feira (12), o centenário de nascimento do jornalista, advogado, professor, deputado federal, Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda Francisco Clementino San Tiago Dantas. A homenagem foi proposta pelo deputado Paes Landim (PTB-PI) e pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG).

San Tiago Dantas foi um dos precursores da chamada "política externa independente" brasileira. O conceito baseava-se na defesa dos preços dos produtos primários e na participação no crescimento do comércio internacional; no desarmamento e na coexistência competitiva, mas pacífica, e na cooperação econômica internacional para o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos.

A concepção básica era de que o Brasil, respeitadas as boas normas internacionais de procedimento, se resguardava o direito de negociar com todos os países, de acordo com suas próprias conveniências.

Familiarizado com temas de política externa, em 1943 representou o Brasil na Primeira Conferência de Ministros de Educação das Repúblicas Americanas, no Panamá. Em 1951, foi conselheiro da Delegação Brasileira à IV Reunião de Consulta dos Chanceleres Americanos, em Washington. A partir de 1952, passou a ser membro do Comitê Permanente de Arbitragem de Haia. De 1955 a 1958, presidiu a Comissão Interamericana de Jurisconsultos, sediada no Rio de Janeiro.

De 1957 a 1958, como diretor do Jornal do Comércio, dedicou editoriais - as chamadas "Várias" - a temas de política externa e, em 1959, coube-lhe colaborar na redação e discussão da Declaração de Santiago do Chile, um dos mais importantes documentos do Sistema Interamericano. Faleceu em 1964.

A homenagem está marcada para as 10h, no Plenário do Senado Federal.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores



09/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centenário de San Tiago Dantas é celebrado pelo Congresso

Congresso celebra centenário de nascimento de San Tiago Dantas

Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ

Começa sessão solene do Congresso para homenagear a FAB

Congresso tem sessão solene para homenagear FAB e aviador

Congresso realiza sessão para homenagear Chico Mendes