Daniel Dantas, Verônica Dantas e Gustavo Marin devem depor na CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai realizar, no dia 7 de junho, uma audiência pública para ouvir o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, com vistas a esclarecer reportagem publicada pela revista Veja na edição do dia 14 deste mês, sobre suposto dossiê com nomes de autoridades do governo que teriam contas em paraísos fiscais. O banqueiro já negou publicamente ter qualquer relação de autoridades com tais informações. O requerimento para a convocação de Dantas é de autoria dos líderes do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e do PFL, senador José Agripino (RN).

O requerimento foi analisado na reunião desta quarta-feira (24) da CCJ e também convoca para falar na comissão a irmã de Daniel Dantas, Verônica Dantas, e o presidente do Citibank, Gustavo Marin. José Agripino explicou à Agência Senado que o requerimento visa esclarecer todas as questões relacionadas na reportagem de Veja.

Segundo a revista, a lista com supostas contas de autoridades petistas no exterior - incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - foi oferecida pessoalmente pelo banqueiro à direção de Veja "e entregue por seus espiões". A reportagem afirma ter gravações e documentos de toda a operação. Na edição do último dia 21, a revista volta a falar no assunto, dizendo que "documentos desmentem Dantas e derrubam suas versões sobre o dossiê", mas que o banqueiro ainda conversa com o governo.

De acordo com documento apontado pela publicação, Dantas, juntamente com Frank Holder, que seria ex-espião da agência de investigações Kroll, teriam se encontrado, em uma reunião com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, e este teria se comprometido a defender os interesses do Opportunity, desde que não fosse investigado pela Kroll.

Ainda segundo a revista, Daniel Dantas teria pago pelo dossiê US$ 838 mil e o autor desses papéis teria sido o próprio Frank Holder. Dantas teria utilizado o dossiê, segundo Veja, para chantagear o governo.



24/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que não tem "qualquer relação" com Daniel Dantas

Ideli se diz contrária a depoimento de Daniel Dantas à CPI dos Bingos

ACM defende convocação de Daniel Dantas pela CPI dos Bingos

Inácio Arruda critica decisão de STF de soltar Daniel Dantas

Sobre liberação de Daniel Dantas, Garibaldi diz que ministro sabe o que faz

Oposição quer ouvir Daniel Dantas e representantes do Citigroup na CCJ