Congresso voltará a discutir regras para 'royalties' de petróleo



O Senado e a Câmara dos Deputados voltarão a discutir a divisão dos royalties do petróleo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou ontem artigo do projeto de lei da Câmara 7/10 que previa a distribuição dessa compensação financeira a todos os estados e municípios. Ao mesmo tempo, o Palácio do Planalto anunciou o envio de um projeto com novas regras que assegurem parcela maior de recursos aos estados produtores de petróleo.

O esquema aprovado por deputados e senadores, e vetado pelo presidente da República, estabelecia a partilha dos royalties de acordo com as cotas dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios. A União deveria compensar os estados produtores pelas perdas com a divisão equânime.

Educação

O presidente também vetou artigo do projeto que destinava à educação a metade dos recursos do Fundo Social constituído com recursos resultantes da exploração do petróleo do pré-sal. Na justificativa do veto, Lula afirmou que o Conselho Deliberativo do Fundo Social ajustará, ao longo do tempo, a destinação dos recursos.

Como os vetos são parciais, o país passa a ter, a partir desta quinta-feira (23), novas regras para exploração de petróleo da camada do pré-sal, previstas na Lei 12.351/10, publicada hoje no Diário Oficial da União.

A norma altera o modelo de exploração de petróleo do pré-sal, de concessão para partilha. De acordo com a lei, empresas serão contratadas para explorar os blocos e terão que dividir os lucros com a União.



23/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova regras para destinação de ‘royalties’ do petróleo

Senadores defendem novas regras para distribuição de royalties do petróleo

Ciclo de audiências vai discutir partilha dos royalties do petróleo

Divulgada alteração nas regras de distribuição dos royalties do petróleo

Congresso negocia para resolver impasse sobre 'royalties' do petróleo antes do dia 26

Renan confirma sessão do Congresso para exame dos vetos aos royalties do petróleo