Conquista da igualdade pelas mulheres depende de empenho e compromisso, diz Valadares



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que a conquista da igualdade pelas mulheres em relação aos homens não depende exclusivamente de alteração na legislação ou de elaboração de convenções. Na opinião do senador, é necessário empenho e compromisso das mulheres, com questionamentos constantes e participação em movimentos sociais que tragam à tona "a nova mulher que é capaz de enfrentar os embates da vida". Valadares também fez pronunciamento na sessão solene do Congresso desta terça-feira (9) destinada à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O senador disse acreditar que as mulheres ainda não têm a representação política adequada apesar de constituírem a maioria da população brasileira e figurarem no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a maioria dos eleitores do país, representando 54% do total enquanto os homens respondem por 49%. Ele considera que a definição de cotas para participação das mulheres nos cargos políticos pode contribuir para mudar o quadro, mas defende que a medida seja acoplada a outras políticas públicas que acabem com desigualdades em relação às mulheres em diferentes setores.

Valadares saudou as senadoras eleitas pelos estados do Nordeste: Heloísa Helena (sem partido-AL), Roseana Sarney (PFL-MA), Maria do Carmo Alves (PFL-SE) e Patrícia Saboya (PPS-CE) e observou que das 10 senadoras eleitas no último pleito sete são do Norte e Nordeste.



09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA SAÚDA CONQUISTA DE DIREITOS PELAS MULHERES

Boa escola depende da qualidade da direção e de empenho da comunidade

Valter Pereira pede empenho de governantes mundiais na libertação de Ingrid Betancourt pelas Farc

JUCÁ DIZ QUE CONQUISTA DAS MULHERES TÊM IMPORTÂNCIA SOCIAL

Suplicy relaciona conquista das mulheres brasileiras no século 20

Valadares critica cobrança excessiva de tarifas pelas instituições financeiras