Conquistas das mulheres reforça luta por direitos para todos, pede Marco Maia
A luta das mulheres por relações de poder mais justas deve ser vista como etapa indispensável para a construção de uma sociedade em que a plenitude de direitos seja uma realidade para todos os cidadãos. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PR-RS), nesta terça-feira (1º), na sessão solene do Congresso que antecipou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março.
Marco Maia destacou o sentido histórico da data, em que se rememora o incêndio de um fábrica em 1857, que resultou na morte de mais de cem mulheres grevistas que lutavam por melhores condições de trabalho nos Estados Unidos. Ele lamentou que muitas mulheres ainda enfrentem problemas semelhantes aos que motivaram aquela que foi a primeira greve de trabalhadoras.
Embora afirmando que ainda há um longo caminho a percorrer na luta feminina, Marco Maia também relatou conquistas, a começar pelo fato de o governo do país estar hoje, pela primeira vez, sob o comando uma mulher, a presidente Dilma Rousseff. Destacou ainda a até então inédita presença de uma mulher na Mesa da Câmara dos Deputados, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), eleita 1ª vice-presidente da Casa nesta legislatura.
- Sem dúvida nenhuma, isso nos orgulha e nos enche de responsabilidade - disse.
Marco Maia manifestou compromisso de trabalhar para que os temas de interesse da mulher sejam debatidos naquela Casa de forma permanente, como parte de uma "discussão cotidiana".
01/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi destaca a luta e as conquistas das mulheres
Marina: luta das mulheres é por sociedade "boa para todos"
Dia da Consciência Negra: Grazziotin diz que luta é por direitos para todos
EMILIA CONSIDERA INDICAÇÃO DE JUÍZA PARA STF MARCO NA LUTA DAS MULHERES
Marco Maciel: luta por direitos humanos é fundamental para sociedade livre e aberta
Covatti pede convocação de Marco Maia