Zambiasi destaca a luta e as conquistas das mulheres



A Assembléia Legislativa realiza nesta tarde Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No pronunciamento que fez para homenagear as mulheres, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, propôs uma reflexão: “Quantos anos já se passaram e ainda se passarão no mundo para que se possa viver a plenitude do feminino, sem que seja necessária a criação de recursos legais para salvaguardar os interesses e direitos das mulheres? “, questionou.

Zambiasi disse ter convicção de que o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade ímpar de reflexão para os homens no caminho de aceitar as diferenças e desfrutar as vantagens da igualdade. “E a partir daí, transformar todo dia, no dia do Ser Humano Livre”, completou.

Zambiasi disse reconhecer as enormes barreiras que foram vencidas, as conquistas obtidas até mesmo com o sacrifício de vidas humanas, como as que assinalaram a passagem do 8 de março, quando em 1857 mulheres foram queimadas vivas em uma fábrica de tecidos de Nova Iorque simplesmente porque lutavam por sua dignidade. No entanto, disse, muitas vitórias foram obtidas, como o direito ao voto e a plena autonomia civil.

O presidente lembrou que a Assembléia Legislativa esteve representada na histórica conferência da ONU, realizada em 1995, em Pequim, através das deputadas Maria do Carmo, Jussara Cony e Maria Augusta Feldman, além da senadora Emilia Fernandes, e outras 33 mulheres gaúchas. Segundo Zambiasi, elas testemunharam a importância da participação da mulher no caminho de uma sociedade mais democrática e mais justa.

Zambiasi mencionou a violência sofrida por muitas mulheres que suportam o cotidiano ao lado de homens e perdem a própria identidade e aquelas que são oprimidas por regimes políticos autoritários como o imposto pelo Talibã, no Afeganistão. “É preciso que cada vez mais mulheres e homens dispam-se das burcas e dos andrajos da ignorância. Não apenas lá no distante oriente. Mas também aqui, onde a pobreza, o isolamento e falta de oportunidade gera um exército de adoradores da violência brutal”, acrescentou.

Zambiasi disse acreditar no dia em que homens e mulheres serão protagonistas e espectadores e o mundo, cada vez menos alienado, sem a necessidade de cobrir os olhos das mulheres e impedir o futuro das crianças em atos estúpidos de segregação. “Sem a dominação de um único sexo, chegaremos a tão sonhada hegemonia humana. Sim, onde há igualdade de condições e direitos, existe igualmente respeito às diferenças e a valorização daquilo que acreditamos ser a cidadania plena”, disse.

Zambiasi dedicou a homenagem do Legislativo às deputadas que o integram, as servidoras e todas as mulheres que superam barreiras, dizimam tabus e constróem um mundo que, “muito em breve, tenho certeza, será muito mais justo e melhor para todos nós”.


03/06/2002


Artigos Relacionados


Conquistas das mulheres reforça luta por direitos para todos, pede Marco Maia

Ângela Portela destaca conquistas das mulheres brasileiras nos últimos anos

Sarney destaca progressos na luta das mulheres

GERALDO CÂNDIDO DESTACA LUTA DAS MULHERES POR IGUALDADE

Marta Suplicy destaca avanços da luta das mulheres por igualdade

Deputadas abordam conquistas e desafios da luta feminina