EMILIA CONSIDERA INDICAÇÃO DE JUÍZA PARA STF MARCO NA LUTA DAS MULHERES



A indicação da juíza Ellen Gracie Northfleet para a vaga de Luís Octávio Gallotti no Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada ontem, é um marco histórico na luta das mulheres e um avanço no respeito às questões de gênero no país. A opinião é da senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), manifestada nesta quarta-feira (dia 1) em discurso no Plenário.

O nome da juíza ainda deverá ser submetido à deliberação do Senado, mas a indicação já é fato de importância histórica, na opinião de Emilia, e ocorre num momento em que as mulheres ampliam sua participação também nos executivos e legislativos. No Judiciário, lembrou, só recentemente o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) abriu suas vagas à participação feminina, e já conta com duas ministras.

Segundo a senadora, a bancada feminina no Congresso, organizações não-governamentais que desenvolvem seus trabalhos na área do direito das minorias e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher estão comemorando a indicação.

- As questões de gênero passaram a ser componente essencial do processo de democratização dos países e havia grande clamor pela participação das mulheres no STF - informou.

Na presidência da Mesa, o senador Ademir Andrade (PSB-PA), autor de projeto estabelecendo a participação das mulheres no STF através de um mecanismo de indicações alternadas, registrou também sua certeza que o Plenário do Senado aprovará a indicação do presidente da República.

01/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conquistas das mulheres reforça luta por direitos para todos, pede Marco Maia

INDICAÇÃO DE JUÍZA PARA SUPREMO É APROVADA PELA CCJ

EMÍLIA CONSIDERA POSITIVA ATUAÇÃO DA CI

Emilia alerta para ameaça a direitos das mulheres

Senadores pedem vista da indicação de Emília Ribeiro para Anatel

Emilia destaca importância do aleitamento para mulheres e bebês