Conselheiro do Vasco diz que Eurico entrou no clube pobre e endividado
No documento, Ivon Morgado diz que conhece Eurico Miranda desde 1975, quando o atual deputado o visitava para pedir dinheiro emprestado. Um ano depois, segundo o ex-conselheiro do Vasco, formaram, com outros sócios do Vasco, chapa de oposição para concorrer à eleição do clube. "Eurico aproveitou-se do relacionamento da campanha e conseguiu o emprego de gerente da Besouro Consórcio, através de Olavo Monteiro de Carvalho, de maneira sutil", afirma.
Na eleição de 1979, segundo o documento assinado por Morgado, Eurico Miranda assumiu o controle do fundo de campanha e não prestou contas. A chapa apoiada pelo deputado venceu a eleição e ele escolheu o cargo de assessor do presidente eleito, Alberto Pires Ribeiro. Ainda de acordo com o conselheiro, em 1982 Antonio Soares Calçada foi eleito presidente, concorrendo contra Agathyrno da Silva Gomes e o próprio Eurico Miranda. "Surpreendentemente, Eurico foi convidado por Calçada para o cargo de vice-presidente de futebol", escreveu Morgado.
A relação entre Eurico Miranda e Antonio Soares Calçada no Vasco da Gama, informa Morgado na carta, iniciou-se em 1979. "Eurico finge que serve ao Vasco, mas na realidade é o inverso que acontece. Pela sua incompetência, prepotência, truculência, grosseria e mentiras, não é difícil prever as dificuldades que o clube passará durante a sua administração", avaliou.
23/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relator da CPI do Futebol diz que Vasco financiou campanha de Eurico
Dirigentes do Vasco negam provas e evidências contra Eurico
Funcionário do Vasco confirma que Eurico Miranda o usou como "laranja"
Althoff: empresa ligada a diretores do Vasco explora jovens jogadores do clube
Perfil do endividado
Programa Acertando Suas Contas atende consumidor endividado