Conselheiros aprovam Plano de Carreira dos servidores da Unesp



Reunião do Conselho Universitário ocorreu na quinta-feira, 28 de fevereiro

Na primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (CO) em 2008, presidida pelo reitor Marcos Macari, os membros aprovaram a proposta de reestruturação do Plano de Carreira dos servidores técnico-administrativos da Universidade. A reunião ocorreu na sede administrativa em São Paulo (SP), nesta quinta-feira, 28. A proposta anterior do Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE) adapta o Plano de Carreira, implantado em 1998, às condições jurídicas e orçamentárias da Instituição.

Elaborado por um grupo de trabalho composto por funcionários de diversas Unidades Universitárias e da administração central, o documento votado pelos órgãos colegiados visa a constituição de princípios, diretrizes e normas para o desenvolvimento profissional dos servidores. “O trabalho desenvolvido possibilita uma melhora profissional e salarial do servidor”, explicou o pró-reitor de Administração Julio Cezar Durigan. O plano deverá ser revisado em 2011, conforme determinação do CADE.

Entre outros itens na pauta, também foi aprovada a criação de uma Unidade Experimental, a partir da fusão do Instituto de Física Teórica (IFT) e do Instituto de Pesquisas Metereológicas (IPMet). A proposta tem por objetivo fortalecer os institutos que já desenvolvem atividades de pesquisa e extensão e passariam a oferecer, pelo menos, um curso de graduação.

Essa unidade deverá ser implantada no câmpus da Barra Funda, na cidade de São Paulo, a ser inaugurado. “Ao constituir uma Unidade Experimental para a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, fazemos uma prospecção para que venha a ser uma Unidade Universitária”, ressalta o reitor Macari.

Atualmente, o IFT e o IPMet são Unidades Complementares, subordinadas à Reitoria. Para a efetivação da fusão, será formada uma comissão para elaborar estudos de viabilidade administrativa da nova unidade e para a criação do curso de graduação. “Os estudos serão realizados ainda neste ano, segundo um cronograma estabelecido. E, caso sejam aprovados pelo Conselho Universitário, a intenção é oferecer o curso no vestibular Meio de Ano 2009, ou no inicio de 2010”, complementa o reitor.

Os conselheiros consentiram também a criação da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, com data de implantação prevista para o próximo mês de agosto. De acordo com o projeto elaborado sob a coordenação do professor Bernardo Mançano Fernandes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), câmpus de Presidente Prudente, a cadeira terá caráter multidisciplinar, com ênfase nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, e envolverá diversos câmpus. Contudo, deverá ser avaliada por técnicos da Unesco, em Brasília (DF), e, posteriormente aprovada na sede da instituição em Paris.

Na ocasião foi sancionada a criação de um Núcleo de Biomateriais e Biotecnologia da UNESP. O núcleo será implantado em Botucatu, com a finalidade de reunir grupos e pesquisadores nas diferentes áreas de biotecnologia e biomateriais para desenvolver novos produtos, processos e serviços relacionados à saúde humana, saúde e produção animal e agricultura.

 

Da Unesp

(I.P.)



03/01/2008


Artigos Relacionados


Deputados aprovam plano de carreira para praças da BM

Servidores da AGU pedem plano de carreira

Senado aprova plano de carreira de servidores do TCU

Aprovado plano de carreira dos servidores da Câmara

Plenário aprova reestruturação do plano de carreira dos servidores do Senado

Senado aprova plano de carreira de servidores do Poder Judiciário