Conselho de Comunicação faz debate interativo sobre ampliação da oferta de tecnologia 4G
O Conselho de Comunicação Social do Congresso volta a debater nesta segunda-feira (2) a alocação da faixa de 700 MHz, sua regulamentação e consequências para a sociedade brasileira. Atualmente, essa faixa é ocupada pela TV aberta e o governo quer usá-la para ampliar a oferta de sinal de celular, utilizando a tecnologia 4G.
A audiência pública contará com os serviços de interatividade e transmissão ao vivo pelo portal e-cidadania. As pessoas também podem participar pelo Facebook, pelo Twitter e pela Central Alô Senado - 0800 61 22 11.
A previsão é de que um leilão da faixa seja realizado no primeiro semestre do ano que vem. Como essa faixa tem um alcance maior e custo menor, já que demanda menor número de antenas, a expectativa é que o serviço de celular se torne mais barato no país.
Foram convidados o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve; o diretor de Regulação do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Sérgio Kern; o presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Pedro Luiz Osório; e Paulo Ricardo Balduino, engenheiro e consultor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
O Conselho
Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho de Comunicação Social atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional, conforme determina o artigo 224 da Constituição federal. Sua atribuição é elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação e liberdade de expressão.
Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, é o presidente do colegiado, que tem o ex-diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) do Senado, Fernando César Mesquita, como vice-presidente. Os conselheiros são indicados entre profissionais da área de comunicação, além de representantes da sociedade civil, para um mandato de dois anos. O mandato dos atuais conselheiros vence em agosto de 2014.
O tema da alocação da faixa de 700 MHz foi discutido no Conselho pela primeira vez no início do mês (confira aqui).
29/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de Comunicação debate ampliação da oferta de tecnologia 4G
Conselho de Comunicação Social terá site interativo
Conselho de Comunicação Social fará debate sobre EBC em julho
Conselho de Comunicação discute tecnologia digital na televisão brasileira
Comissão fará debate interativo sobre publicidade dirigida às crianças
CIDADANIA DEBATE CONSELHO DE COMUNICAÇÃO