Conselho de Comunicação vai encaminhar sugestões a projeto de criação da Ancinav



Apesar de concordarem com a criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav), os conselheiros da Comissão de Regionalização do Conselho de Comunicação Social decidiram, em reunião realizada nesta terça-feira (19), que vão encaminhar sugestões e ressalvas para análise do Ministério da Cultura. O projeto de criação da agência, que deve substituir a atual Agência Nacional do Cinema (Ancine), ainda não foi encaminhado oficialmente ao Congresso, mas, de acordo com explicações do ministro Gilberto Gil, em reuniões no Senado, deverá regular e mediar as relações entre os diversos agentes econômicos e criativos da indústria do audiovisual.

Entre os que apresentaram ressalvas, Antônio de Paúda Teles de Carvalho, representante da sociedade civil, existem contradições entre os artigos 2º e 8º do ante-projeto de lei, que, a seu ver, poderiam restringir a liberdade de expressão. Ele defendeu que a comissão recomende ao ministério uma análise mais profunda desses itens.

Já a conselheira Berenice Mendes, representante dos artistas, que presidiu a reunião do dia, disse não ter essa preocupação.

- Para tudo devem existir regras de conduta e a liberdade não é absoluta. A sociedade como um todo, não aceitaria essa restrição à liberdade - avaliou Berenice, indicando, no entanto, que o projeto tem lacunas de definições por não tratar da política de redes, das rádios e TV públicas.

Daniel Herz, representante dos jornalistas, defendeu que seja identificada a necessidade da produção audiovisual e, ao mesmo tempo, se essa produção é indutora do desenvolvimento dos sistemas de mercado do audiovisual. Para Daniel, a criação da Ancinav deve fomentar, e não inibir o mercado.

O representante dos profissionais de cinema e vídeo, Geraldo Pereira dos Santos afirmou que considera urgente a criação de uma instituição reguladora do setor audiovisual e o conselheiro Francisco Pereira da Silva, falando em nome dos radialistas, apontou a necessidade de regulamentação das atividades de cinema.



19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Comunicação discute projeto de criação da Ancinav

Conselho de Comunicação retoma discussões sobre Ancinav

Conselho de Comunicação se pronuncia contra criação da TV do TCU

SENADORES DEBATEM CRIAÇÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SENADORES PEDEM CRIAÇÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

CE debate a criação da Ancinav