Conselho de Ética aprova abertura de processo de cassação contra Antonio Carlos



O Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (29) por 8 votos contra 7 o relatório do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) que recomenda a abertura de processo contra o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e pede a cassação do mandato do parlamentar baiano. O relatório aprovado vai agora ser encaminhado à Mesa do Senado, que designará um relator para analisar e submeter a conclusão ao colegiado de senadores que formam a Mesa. O senador Paulo Octávio (PFL-DF) apresentou relatório com voto em separado pelo arquivamento da denúncia.

Antonio Carlos é acusado de, pelo menos, ter conhecimento de um grande esquema de escuta telefônica e gravações clandestinas com o uso de pessoal e tecnologia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Após a aprovação do relatório, o próprio senador Geraldo Mesquita Junior, acompanhado de Jefferson Péres (PDT-AM) e Flávio Arns (PT-PR), apresentou requerimento pedindo a dispensa do envio do relatório à Mesa, o que permitiria ao Conselho de Ética a abertura imediata do processo contra Antonio Carlos. O presidente do conselho, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), indeferiu o requerimento, com base na Constituição.

Se a Mesa decidir pela abertura do processo, todo o material apurado na fase de instrução será novamente encaminhado ao Conselho de Ética que, aí sim, iniciará o processo de cassação de mandato. A Mesa pode também decidir pelo arquivamento do relatório, mas os senadores que votaram com o relator prometem recorrer ao Plenário, caso haja o arquivamento.

Votaram a favor da abertura do processo os seguintes senadores: Geraldo Mesquita Junior, Jefferson Peres (PDT-AM), Heloísa Helena (PT-AL), Flávio Arns (PT-PR), Ana Júlia Carepa (PT-PR), Ramez Tebet (PMDB-MS), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Pelo arquivamento do processo, votaram os senadores Paulo Octávio (PFL-DF), Demóstenes Torres (PFL-GO), Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Romeu Tuma (PFL-SP), Luiz Otávio (PMDB-PA), João Alberto (PPMDB-MA) e Marcelo Crivella (PL-RJ).



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho aprova relatório de Saturnino e pede abertura de processo de cassação contra ACM e Arruda

Conselho de Ética analisa abertura de processo de cassação de ACM

Conselho de Ética aprova abertura de processo contra Jader

Por unanimidade, Conselho de Ética aprova abertura de processo contra Demóstenes

Conselho de Ética aprova abertura de processo disciplinar contra Demóstenes

Conselho de Ética decide hoje sobre abertura de processo contra Demóstenes