Conselho de Ética examina denúncia contra Saturnino
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se nesta terça-feira (18), às 17h, para definir o cronograma de depoimentos de pessoas que vão falar no colegiado a partir da representação (nº3/2003) oferecida contra o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) pelo PDT. A denúncia, cujo relator é o senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do colegiado, foi oferecida pelo partido em julho passado e questiona provável acordo realizado entre Saturnino e seu suplente para divisão do período de mandato.
De acordo com os termos da acusação, em que o PDT pede a cassação do mandato de Saturnino, o senador pelo Rio de Janeiro não teria cumprido o acerto de abdicar do cargo na metade do mandato para que seu suplente assumisse. A representação apresentada à Mesa do Senado foi assinada pelo presidente nacional do partido, Leonel Brizola.
Na semana passada, o Conselho de Ética elegeu o senador João Aberto para a presidência da comissão, pois o senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), ex-presidente do colegiado, renunciou ao cargo quando deixou o PMDB, partido que tem maior número de membros no Conselho e em função disso ocupa a presidência. O vice-presidente do Conselho de Ética, senador Demóstenes Torres (PFL-GO), esta exercendo a função desde setembro passado.
17/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino quer que Conselho de Ética apure denúncia contra ele
Mário Couto protesta contra denúncia encaminhada por Pagot ao Conselho de Ética
Arthur Virgílio anuncia apresentação de denúncia contra Sarney no Conselho de Ética
Conselho de Ética arquiva denúncia de prática de tráfico de influência contra Renan Calheiros
Conselho de Ética analisa relatório de Demóstenes sobre denúncia contra Geraldo mesquita
Lídice da Mata pede que discussão sobre denúncia contra Randolfe seja tratada no Conselho de Ética