Conselho Federal de Medicina cria comissão para definir critérios de diagnóstico de anencefalia
O Conselho Federal de Medicina criou nesta sexta-feira (13) uma comissão especial que vai definir os critérios para o diagnóstico de anencefalia. O trabalho começa este mês e deve ser concluído em 60 dias.
Segundo a entidade, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, é preciso definir os critérios médicos para o diagnóstico da malformação. Segundo o CFM, a ideia é que, com o estabelecimento desses pontos, os médicos tenham mais segurança para o diagnóstico dos casos, facilitando a interrupção mais precoce de gestações.
Integrarão a comissão médicos de diversas áreas, além de especialistas em ultrassonografia fetal. Também poderão dar suas contribuições especialistas de algumas das principais universidades e escolas médicas do país.
Em nota, o conselho destaca que a decisão do STF contribui para o aperfeiçoamento das relações éticas na sociedade. “A antecipação terapêutica do parto nos casos de anencefalia reforça a autonomia da mulher, para quem, nessas situações, a interrupção da gestação não deve ser uma obrigação, mas um direito a ser garantido.”
Fonte:
Agência Brasil
13/04/2012 15:55
Artigos Relacionados
Conselho Federal de Medicina regulamenta cirurgia de troca de sexo para mulheres
Conselho Federal de Medicina impõe novas regras para conter propaganda enganosa no setor
Conselho Federal de Medicina vai apoiar mobilização de combate à dengue
Conselho Federal de Medicina vai recorrer contra proibição de emagrecedores
TIÃO VIANA CRITICA POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Conselho Federal de Medicina recomenda parto em hospital, mas não veta em casa