CONSTITUIÇÕES LIDERAM VENDA RECORDE NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL



Com aproximadamente 3.500 exemplares vendidos, três concorridas sessões de autógrafo dos senadores paulistas e uma exposição de obras raras que chamou a atenção do público, o estande do Senado alcançou participação expressiva na 16ª Bienal Internacional do Livro, encerrada domingo à noite, em São Paulo. O evento atraiu cerca de 500 mil visitantes aos estandes de 800 expositores, com mais de cem mil títulos à venda, e foi considerado um sucesso pela entidade promotora, a Câmara Brasileira do Livro.
As vendas do estande do Senado na Bienal bateram recordes entre todas as participações da Casa em feiras de livro. Do total vendido, mais de um terço corresponde à coleção "Constituições Brasileiras:1824/1891/1934/1937/1946/1967/1988" e às edições impressa e em disquete da atual Constituição, sempre muito procuradas nesses eventos. Lançada pelo Conselho Editorial do Senado, a coleção "Constituições Brasileiras" se destina principalmente a juristas, historiadores e acadêmicos de Direito. Em sete volumes e com custo acessível (R$ 5 por exemplar), a coleção apresenta todas as constituições, desde a Carta do Brasil Império, promulgada por D.Pedro I, com uma introdução feita por especialista na matéria.
O estande também recebeu grande número de visitantes interessados em apreciar a exposição de obras raras relacionadas com os 500 anos do descobrimento do Brasil. Integrante da série "Viajantes", a mostra incluiu a obra mais antiga da coleção da Biblioteca do Senado, datada de 1633 e de autoria de Joannes Laet, geógrafo e historiador flamengo (de Flandres, território hoje dividido entre Bélgica e Holanda), que foi diretor da Companhia das Índias Ocidentais, a empresa que bancou a chamada "invasão holandesa" ao nordeste brasileiro, no século 17.
"O grande objetivo alcançado com a presença na Bienal é o de aproximar, cada vez mais, o Legislativo da população", diz a diretora da Biblioteca do Senado e coordenadora da Comissão de Feiras de Livro, Simone Bastos Vieira. "Em todas as feiras de que o Senado participa, esta tem sido a constante: o Legislativo buscando sempre mais transparência e a população interessada em acompanhar mais de perto o trabalho de seus representantes", acrescenta. A Comissão de Feiras de Livro é formada por representantes da Secretaria de Informação e Documentação, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, Secretaria de Comunicação Social e Prodasen.

09/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e Alcântara visitam estande do Senado na Bienal

Nove senadores visitam estande do Senado na Bienal

AUTÓGRAFOS DE TUMA E PIVA NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL

Cristovam visita estande do Senado na Bienal do Rio de Janeiro

Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia

ARTUR DA TÁVOLA AUTOGRAFA NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL