Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia
O Senado participou, desde o dia 11 de abril, da Bienal do Livro na Bahia. Durante o evento, o vice-coordenador da Comissão de Feiras do Livro e diretor do Prodasen, Evaldo Gomes Carneiro Filho, entregou à diretora do Centro Pedagógico para o Deficiente Visual da Bahia, Valdelice Duarte, o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa em braile, publicado pelo Senado, e ressaltou a importância que a Casa, na gestão do senador Renan Calheiros, tem dado às pessoas com deficiência.
Os destaques de venda no estande do Senado foram a Constituição Federal, Hannah Arendt e o Declínio da Esfera Pública, de Nerione N. Cardoso Jr., Introdução à Ciência Política, de Octaciano Nogueira, e Manual de Padronização de Textos. Segundo Sérgio Cabral - pai do governador do Rio de Janeiro e ex-senador Sérgio Cabral Filho -, que visitou o estande, o Senado é uma instituição que tem publicado obras belíssimas com um preço bem acessível, dignificando a cultura brasileira.
Professores e alunos das escolas baianas visitaram o estande e manifestaram grande interesse pela exposição de documentos raros do Senado, onde o destaque ficou por conta da Lei Áurea e da renúncia do ex-presidente da República Jânio Quadros.
O coordenador da Comissão de Feiras do Livro, Júlio Werner Pedrosa, que é diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, considerou a participação do Senado na Bienal do Livro da Bahia um sucesso e agradeceu o apoio dado por toda a administração do Senado ao evento, informando que houve um aumento de 20 % na vendagem de livros. A Bienal será encerrada nesta segunda-feira (23).
Braile
Ao entregar à diretora do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa em braile, Evaldo Gomes fez questão de dizer que "a instituição se sentia honrada em contribuir com a valorização da cidadania do deficiente visual" e que "o presidente Renan Calheiros e o primeiro secretário Efraim Morais têm feito uma verdadeira revolução braile no Senado, tendo como coordenador da implementação das idéias o diretor-geral, Agaciel Maia".
Já Valdelice Duarte agradeceu muito a publicação e elogiou o trabalho do Senado. Ela registrou que o centro que dirige existe desde julho de 1998, atende a cerca de 300 alunos diariamente e tem 35 professores no seu quadro funcional, sendo o primeiro do Norte e do Nordeste.
Maurício Melo/Repórter da TV Senado
23/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente do STJ visita estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia
Estande do Senado doa livros em braile na abertura da Bienal do Livro da Bahia
Jefferson Péres visita estande do Senado na Bienal do Livro
Crivella lança livro e lota estande do Senado na Bienal do Rio
José Jorge visita estande do Senado na Bienal do Livro
Marco Maciel visita estande do Senado na Bienal do Livro de Pernambuco