Consultoria Legislativa do Senado discute modelos de uso eficiente de energia
A Coordenação de Estudos da Consultoria Legislativa do Senado Federal, em cooperação com o Programa Interlegis, promoveu na manhã desta terça-feira (4) o seminário "Consumo de Energia Elétrica: Racionalizar para não Racionar". O seminário, realizado no salão da sede do Interlegis, teve como objetivo apresentar modelos de regulação que se destinam a racionalizar o uso de energia, incentivando a procura por uma maior eficiência no consumo. Isso para que se diminua a demanda energética sem impedir o crescimento econômico do Brasil.
O evento contou com a participação do consultor legislativo Fernando Boarato Meneguin; do presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), o ex-senador José Jorge; e do presidente da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), Paulo Pedrosa.
Fernando Meneguin apresentou o estudo "Um Modelo de Regulação para Racionalizar a Demanda de Energia Elétrica". Meneguin afirmou que, atualmente, todas as ações governamentais têm sido destinadas a aumentar o suprimento energético, ou seja, garantir que haja oferta suficiente para atender os consumidores. No entanto, em sua opinião, ficam esquecidas ações que propiciem a racionalização da demanda de energia.
A solução para que a demanda seja eficiente, segundo Fernando Meneguin, passa pela otimização do consumo de energia e dos processos industriais, com a utilização de equipamentos e processos mais eficientes que diminuam o desperdício. E o principal caminho para atingir essa otimização, ressalta, é a criação de mecanismos de incentivos para que os consumidores procurem uma eficiência energética.
O presidente da CEB, José Jorge, alertou para o fato de que uma das maiores dificuldades para se conseguir um equilíbrio entre a geração e o consumo de eletricidade é a crescente demanda de energia em todo o país. Ele lembrou que, neste ano, tivemos um aumento de 5% do consumo de energia. Em sua opinião, uma das medidas que podem ser tomadas para a solução do problema é a criação de mecanismos que possibilitem ao consumidor a compra e venda de energia.
Já Paulo Pedrosa acredita que o maior desafio dos responsáveis pelo setor energético brasileiro é levar à sociedade a cultura de utilizar a energia de forma eficiente a fim de possibilitar o melhor funcionamento dos mecanismos de geração e distribuição energética.
A Consultoria Legislativa do Senado Federal é um órgão encarregado de dar consultoria e assessoramento à Mesa, às comissões e aos senadores no exercício de suas funções parlamentares.
04/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Consultoria Legislativa do Senado debate marco regulatório do petróleo
Energia solar só é eficiente para aquecer água, diz representante de ministério de Minas e Energia
Consultoria Legislativa tem produção crescente a cada ano
LOBÃO ELOGIA TRABALHO DA CONSULTORIA LEGISLATIVA
Cresce demanda dos senadores pelo trabalho da Consultoria Legislativa
Consultoria Legislativa realiza seminário sobre assistência farmacêutica