Consumo seguro de alimentos é tema de audiência pública



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza na terça-feira (18), com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), audiência pública sobre o consumo seguro de alimentos como novo determinante da saúde. A senadora Ana Rita solicitou o debate a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

VEJA MAIS

A Anvisa alerta que o açúcar, a gordura saturada (origem animal), a gordura trans e o sódio são elementos cada vez mais presentes nos produtos industrializados e o consumo desses produtos em excesso traz danos à saúde, entre eles, a obesidade e as doenças cardiovasculares. A agência alerta ainda para o fato de que a propaganda, principalmente na televisão, incentiva o consumo de alimentos que nem sempre são essenciais ou fazem bem para a saúde do ser humano.

Entre os temas que serão discutidos na audiência estão a obesidade infantil, a influência da publicidade no consumo dos alimentos e o uso de agrotóxicos e produtos químicos nos alimentos.

Foram convidados para a audiência o secretário nacional de Vigilância da Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade  Tecnologia (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada; o diretor adjunto de Controle e Monitoramento Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Neilton Araujo de Oliveira; e a secretária nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva.

O debate terá início às 14h e será realizado na sala 2 da Ala Nilo Coelho.



14/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumo de alimentos à base de aloe vera ou babosa ainda não é seguro, diz Anvisa

Ana Amélia destaca audiência pública sobre consumo de 'crack'

Audiência pública discute classificação do consumo rural de energia elétrica

Produção e preço dos alimentos serão debatidos em audiência pública da CRA

Senadores debatem em audiência pública resíduos de agrotóxicos em alimentos

Lei das SAs é tema de audiência pública na CCJ e na CAE