Contra crise, presidenta Dilma defende o fortalecimento do Mercosul
O fortalecimento do Mercosul e o estreitamento das relações econômicas do Brasil com a Argentina são algumas das estratégias defendidas pela presidenta Dilma Rousseff, na última semana, para enfrentar a crise internacional. Em entrevista concedida em Caracas, pouco antes da cerimônia de abertura da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe (Calc), ela afirmou que os países da região devem expandir suas relações. Segundo Dilma Rousseff, esse foi principal assunto do encontro bilateral com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.
“Diante da crise, é necessário o fortalecimento do Mercosul. E também temos interesse em ampliar a integração produtiva Brasil – Argentina. Não queremos só ampliar relações comerciais, mas, sobretudo, construir cadeias que sejam complementares, que possam estreitar mais ainda essas relações econômicas nessa região e, com isso, eu não vou falar blindar, mas fortalecer Brasil e Argentina nesta próxima década, que tem indícios de ser de baixo crescimento”, disse a presidenta Dilma.
Ela definiu como “histórica” a 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe (Calc). “Em todo o mundo, não tem uma reunião tão grande de países numa região que hoje está crescendo acima da taxa de crescimento global”.
Fonte:
Blog do Planalto
05/12/2011 15:41
Artigos Relacionados
Presidenta Dilma defende ampliação do Mercosul
MALDANER PREGA FORTALECIMENTO DO MERCOSUL PARA COMBATER CRISE
Presidenta Dilma diz na ONU que crise atinge mais as mulheres
Suassuna defende fortalecimento do Mercosul
Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul
Tourinho defende fortalecimento e consolidação do Mercosul