Suassuna defende fortalecimento do Mercosul
- As medidas salvacionistas pouco ortodoxas adotadas pelo super-ministro argentino têm introduzido tensões importantes no relacionamento comercial dentro do Mercosul. A visão que o ministro tem do Mercosul é divergente da posição brasileira, que é a de reforçá-lo. Na verdade, o timoneiro da economia argentina tem se revelado um fator de desgaste do Mercosul - afirmou Suassuna.
O senador condenou a decisão de Cavallo de reduzir as tarifas de importação de equipamentos de informática, de telecomunicações e eletrônicos, que, segundo acordos do Mercosul, deveriam baixar gradativamente até 2006. Para Suassuna, a medida compromete as exportações brasileiras e deve ser repudiada pelo Brasil.
- Trata-se de uma agressão à nossa economia e uma absurda promoção de geração de empregos em terceiros países, contrariando o espírito de união aduaneira do Mercosul. Para o Brasil, perder divisas de exportação só faria piorar nossos fundamentos econômicos e, com isso, agravar a corrida em curso contra o real - avaliou o senador.
Suassuna também lamentou os efeitos no Brasil da crise da Argentina, que "se aproxima perigosamente de uma catastrófica insolvência", com efeitos na confiança da moeda brasileira. Para ele, a crise energética e o cenário político, em que eleições se aproximam, são outros fatores que contribuem para o aumento da cotação do dólar.
- É verdade que o Brasil deve, estrategicamente, apoiar a Argentina, nosso principal parceiro do Mercosul. Mas é recomendável cautela na materialização desse apoio, de modo a evitar a adoção de políticas danosas ao mercado de trabalho e ao setor produtivo doméstico - afirmou.
10/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna defende fortalecimento da marinha mercante nacional
Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul
Tourinho defende fortalecimento e consolidação do Mercosul
Requião defende apoio à Argentina e fortalecimento do Mercosul
Requião diz que "Alca morreu" e defende o fortalecimento do Mercosul
MOZARILDO DEFENDE FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRAS DO MERCOSUL