Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-BA) defendeu o fortalecimento do Mercosul ressaltando a necessidade de os países de uma mesma região agirem em bloco para obter resultados positivos em uma economia crescentemente globalizada e cada vez mais competitiva. O processo de revolução tecnológica, disse, ocorreu e ocorre de maneira desigual no mundo, intensificando as desigualdades preexistentes. Os blocos regionais, então, surgiram como alternativa, especialmente para os chamados países emergentes, de inserção em um mercado mundial competitivo.

Mozarildo chamou a atenção para a importância do tema no momento em que avançam as tratativas em torno da implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Nas condições atuais da economia mundial, disse o senador, é impossível a qualquer um dos países da América do Sul e do Caribe inserir-se isoladamente no mercado mundial. Por outro lado, observou, integrar um megabloco como a Alca, liderado opor economias mais fortes, sem uma negociação prévia, "seria suicídio".

O governo, ressaltou o senador, deveria fortalecer o Mercosul, em vez de insistir em apontar suas fragilidades, como as estratégias de desenvolvimento nacional ainda assimétricas, a grande vulnerabilidade externa e os desníveis sociais. Os acordos celebrados no setor automotivo, destacou, atestam a viabilidade de uma integração solidária, fixando normas para a atração de investimentos e criando condições favoráveis para implantação de um modelo industrial para o bloco.

O senador defendeu a participação do Congresso nas discussões sobre o tema, que devem ser abertas à sociedade, "para que o Executivo não fique isolado em assunto de tamanha magnitude".

01/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO DEFENDE FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRAS DO MERCOSUL

Suassuna defende fortalecimento do Mercosul

Tourinho defende fortalecimento e consolidação do Mercosul

Requião defende apoio à Argentina e fortalecimento do Mercosul

Requião diz que "Alca morreu" e defende o fortalecimento do Mercosul

Contra crise, presidenta Dilma defende o fortalecimento do Mercosul