Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul
Mozarildo chamou a atenção para a importância do tema no momento em que avançam as tratativas em torno da implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Nas condições atuais da economia mundial, disse o senador, é impossível a qualquer um dos países da América do Sul e do Caribe inserir-se isoladamente no mercado mundial. Por outro lado, observou, integrar um megabloco como a Alca, liderado opor economias mais fortes, sem uma negociação prévia, "seria suicídio".
O governo, ressaltou o senador, deveria fortalecer o Mercosul, em vez de insistir em apontar suas fragilidades, como as estratégias de desenvolvimento nacional ainda assimétricas, a grande vulnerabilidade externa e os desníveis sociais. Os acordos celebrados no setor automotivo, destacou, atestam a viabilidade de uma integração solidária, fixando normas para a atração de investimentos e criando condições favoráveis para implantação de um modelo industrial para o bloco.
O senador defendeu a participação do Congresso nas discussões sobre o tema, que devem ser abertas à sociedade, "para que o Executivo não fique isolado em assunto de tamanha magnitude".
01/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO DEFENDE FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRAS DO MERCOSUL
Suassuna defende fortalecimento do Mercosul
Tourinho defende fortalecimento e consolidação do Mercosul
Requião defende apoio à Argentina e fortalecimento do Mercosul
Requião diz que "Alca morreu" e defende o fortalecimento do Mercosul
Contra crise, presidenta Dilma defende o fortalecimento do Mercosul