CONTRATO DA NIKE COM A CBF TAMBÉM SERÁ INVESTIGADO



No seu primeiro dia de funcionamento, a comissão parlamentar de inquérito do Senado que está investigando o futebol brasileiro aprovou oito requerimentos. Além da convocação do ex-treinador da Seleção Brasileira, Wanderley Luxemburgo, e de sua ex-secretária Renata Carla Moura Alves para depor, os senadores decidiram pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que seja enviado o contrato firmado entre a entidade e a empresa de material esportivo Nike. Também foram pedidos todos os contratos de patrocínio firmados entre a CBF e instituições privadas.

Também à CBF, a CPI do Futebol está solicitando a relação completa de todos os jogadores negociados com o exterior desde 1995, com informações sobre clube de origem e de destino, valor da operação, número do contrato e empresário intermediário. Além disto, a comissão quer a relação de todos os empresários autorizados pela entidade para realizar negócios com os clubes brasileiros.

Ao secretário da Receita Federal, a CPI pedirá informações sobre o recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte feito pelos clubes de futebol desde 1995, o valor da renúncia fiscal pela não tributação destes clubes e os processos administrativos abertos contra jogadores, técnicos e dirigentes, também desde a mesma época. Também será solicitado detalhamento das ações de fiscalização da Receita nos clubes nos últimos cinco anos e a relação dos contribuintes ligados ao futebol multados durante este período.

Um outro requerimento solicita ao Ministério da Previdência e Assistência Social dados sobre o recolhimento das contribuições previdenciárias feitas pelos clubes desde 1995, a lista dos clubes de futebol devedores da Previdência, as medidas administrativas e judiciais tomadas pelo Ministério para cobrar os débitos e as ações de fiscalização realizadas nos últimos cinco anos.

Já o Ministério do Trabalho deverá remeter à CPI informações sobre o recolhimento do FGTS feito pelos clubes de futebol desde 1995 e as ações de fiscalização realizadas. Ao Ministério da Fazenda, será requerido detalhamento das investigações feitas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras e pelo Banco Central sobre às operações cambiais realizadas pelos clubes e federações de futebol desde 1995 e as irregularidades constatadas.

19/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCA KFOURI CRITICA INTERMEDIAÇÃO DA TRAFFIC NO CONTRATO CBF / NIKE

Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato pode ser investigado também em CPI do Senado

Agripino quer saber se, depois de instalada CPMI, mesmo fato determinado pode ser investigado também em CPI exclusiva do Senado

Destruição ou roubo de documento investigado por CPI será crime

Desvio de R$ 3 bilhões do FGTS será investigado no Ministério do Trabalho

Tuma: "Se assumir, Gim Argello será investigado pela Corregedoria"